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Luxo e tecnologia no Passat

DIARINHO de tudo um pouco 09/02/2019

Passat deixa no passado as raízes populares da marca Volkswagen e esbanja requinte

No início da década de 1930, abalada pelas despesas decorrentes da perda da Primeira Guerra Mundial e pela crise internacional posterior à quebra da Bolsa de Nova Iorque em 1929, a Alemanha era um dos países menos motorizados da Europa. Os poucos carros que existiam eram caros, inacessíveis.
Até que o então chanceler alemão Adolph Hitler adotou a ideia do engenheiro austríaco Ferdinand Porsche de criar um “Volkswagen” – termo alemão que significa “carro do povo”. Daí surgiu o primeiro Volkswagen, que ficou conhecido no Brasil como Fusca e acabou tornando-se um dos veículos mais icônicos já produzidos. Mais de 80 anos se passaram e a Volkswagen virou um dos maiores fabricantes de automóveis do mundo. Hoje, produz veículos em praticamente todos os segmentos, dos subcompactos despojados aos modelos grandes e sofisticados.
Entre os carros que mais subvertem a “origem popular” da marca está o Passat. Importada da Alemanha desde 2015 e carregada de requinte e tecnologia, a oitava geração do sedã é oferecida por preços a partir de R$ 164.620.
Construído na plataforma modular MQB, o Passat mede 4,76 metros de comprimento, 1,83 metro de largura, 1,45 metro de altura e 2,79 metros de entre-eixos. Com suas linhas discretas e “classudas”, o sedã mais requintado da Volkswagen vendido no Brasil ostenta uma aparência forte e bem germânica, típica dos carros da marca. Para quem gosta de discrição, é perfeito. Já para quem prefere ostentar, o estilo do Passat pode parecer um tanto “comedido” demais. Detalhes cromados envolvem a lateral e grade do radiador e também faróis e lanternas dianteiras, que são afilados e horizontais, com a “assinatura” em leds na parte inferior. Atrás, as lanternas horizontalizadas invadem a tampa do porta-malas, os escapamentos têm desenho trapezoidal e a câmera de ré fica oculta sob a logomarca na tampa do compartimento de carga. Quando a ré é engatada, o emblema se inclina automaticamente e a câmera aparece – a estratégia evita que a lente fique molhada nos dias chuvosos.

Luxo de espaço
Os 2,79 metros de entre-eixos garantem um espaço interno amplo para até cinco pessoas. Lá dentro, vigora a mesma sobriedade que marca o exterior. O padrão de requinte impressiona – o modelo é importado na versão de acabamento Highline, a de padrão mais elevado da Volkswagen. Mesmo sem maiores firulas estéticas, não faltam acabamentos em alumínio escovado e revestimentos em couro. O sistema multimídia Discover Media com tela de 9,2 polegadas tem HD interno, DVD, GPS e compatibilidade com Android Auto e Apple Car Play. Um relógio analógico na parte alta do tablier reforça o apelo clássico.
Sob o capô, a versão que vem para o Brasil traz o mesmo motor adotado no Golf GTI, o 2.0 TSI de 220 cavalos de potência, que trabalha com o câmbio automatizado DSG de dupla embreagem com 6 marchas. Mas é na lista de equipamentos que o Passat evidencia sua proposta de atender à fatia mais exigente.
Destacam-se itens como airbags de cortina, controle eletrônico de estabilidade, detector de fadiga, ar- condicionado automático trizone, bancos dianteiros com sistema de aquecimento, direção elétrica com assistência variável, central multimídia, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, chave eletrônica e controle de cruzeiro adaptativo.
Dentro da tendência dos sistemas autônomos, o Passat conta com o Emergency Assist, que para o veículo em caso de emergência, o Trailer Assist, que monitora um reboque engatado na traseira em manobras, e o novo Traffic Jam Assist, de assistência em engarrafamentos. O sistema start-stop desliga o motor nas paradas, enquanto o motorista mantém o pé no freio, para economizar combustível. Nos testes de consumo realizados pelo Inmetro, o Passat, que só roda com gasolina, obteve 10,4 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada, que lhe renderam um conceito “A” na categoria e “C” no geral.

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