Home Serviço Trauma dental

Trauma dental

Caixa Postal

O traumatismo dentário é todo impacto que pode causar danos aos dentes, desde as superfícies até as estruturas mais internas. O trauma dental é uma situação comum na vida de muitas pessoas. Pode acontecer não apenas nas crianças, mas também aos adultos.
Os fatores que levam ao traumatismo dentário estão relacionados a acidentes corriqueiros no dia a dia, participação em atividades esportivas, acidentes de trânsito e aos altos índices de violência.
Os tipos de traumas mais comuns são:
Fratura de esmalte;
Fratura de esmalte e dentina com ou sem exposição da polpa dental;
Fratura de raiz;
Concussão e subluxação: não há deslocamento do dente, mas pode ter sangramento (trauma como uma cotovelada na boca);
Luxação Lateral: deslocamento do dente para qualquer direção;
Extrusão: o dente se desloca em direção horizontal, dando aparência de dente alongado;
Intrusão: o dente se desloca em direção vertical, aparência de dente encurtado;
Avulsão: trauma em que o dente se desloca para fora da boca.
Independentemente do como aconteceu, é essencial buscar ajuda de um cirurgião-dentista o mais rápido possível. Afinal, mesmo que o trauma não seja visível, é possível que ele tenha comprometido estruturas importantes e podem surgir diversas situações, como:
Calcificação (deposição de mineral como meio de defesa);
Necrose pulpar (morte da polpa dental);
Reabsorção da raiz internamente e/ou externamente.
Em virtude disso o dente pode apresentar alteração de cor e deve ser considerado um problema importante devido ao seu alto impacto na qualidade de vida em termos de desconforto físico e psicológico, além do alto potencial de interferência nas relações sociais, principalmente envolvendo crianças e adolescentes.
Caso você tenha passado por algumas dessas situações procure um cirurgião-dentista. Pois mesmo que não necessite de um tratamento é necessário fazer um acompanhamento.
Ass: Ana Paula Garcia, Gabriela Catarina Piazza e Murilo Galdino Reis de Souza, com coordenador do professor José Agostinho Blatt
(Transcrito Ipsis Litteris)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com