Home Serviço Navegantes 57 anos: É preciso navegar com determinação

Navegantes 57 anos: É preciso navegar com determinação

Caixa postal

Com crescimento acelerado nos últimos anos, a população de Navegantes se aproxima de 80 mil habitantes, segundo o IBGE. O crescimento foi impulsionado principalmente pelo ritmo de expansão da atividade empresarial e pela integração da economia navegantina à cadeia global. O caminho aberto pela instalação de novas empresas representa oportunidades. No entanto, exige ações rápidas e bem estruturadas para que Navegantes se torne uma cidade equilibrada, com bons indicadores sociais. O crescimento econômico precisa refletir em qualidade de vida para a comunidade, senão qual o seu propósito?
Agora, já não se pode esperar que uma cidade como a nossa “pegue no tranco”, pois o tamanho dos desafios cotidianos enfrentados pela gestão é enorme. Assim como quando se observa as tendências que farão as cidades melhores lá na frente. Rankings que classificam as “cidades do futuro” levam em conta questões que vão de planejamento urbano, transparência, energia limpa, descarte do lixo e participação cidadã até aspectos mais específicos, como quantidade de pontos de internet gratuita e proporção de vagas para a quantidade de carros que circulam em suas vias.
Se Navegantes mantiver a tendência de crescimento dos últimos anos, e é o que se espera, torna-se essencial uma consistente preparação para o futuro que leve em conta esses aspectos. Isso significa iniciar de fato uma caminhada com vistas ao longo prazo, aproveitar as oportunidades e administrar com competência o presente para estabelecer base ao desenvolvimento econômico e social sustentável – que crie ambientes adequados de convivência e torne este um lugar de destaque.
Isso exige planejamento consistente. Justamente agora, estamos revisando, cercado de muita polêmica, o plano diretor que irá prevalecer para os próximos 10 anos. O diálogo precisa ser restabelecido, pois quem aqui vive e desenvolve as suas atividades sabe quais são os principais problemas que a cidade precisa solucionar para se adequar aos que se espera de um município na atualidade. A estratégia, portanto, precisa ter uma participação ampla, discutir como ordenar o espaço urbano, melhorar a infraestrutura, desenvolver a economia e tornar este um excelente lugar para se viver.
Nas cidades de hoje, o planejamento não pode ter a duração apenas de um mandato e isso reforça a necessidade de participação da sociedade organizada na construção do caminho. De forma ampla, a meta das cidades no momento é se desenvolverem focadas no cidadão, com destaque para o convívio social, a cultura local, o lazer conectado às belezas naturais, reforçar a educação de base e agir preventivamente com relação à saúde.
A história de Navegantes foi construída por homens e mulheres que ousaram fazer diferente. Que esse passado nos inspire a exercer o protagonismo – fundamental para construirmos uma cidade competitiva, sustentável e com adequada conexão regional. Em seu aniversário, nosso município pode comemorar uma potência de futuro cujo lastro já existe: basta ousar olhar à frente, alinhar a rota e navegar com determinação.

Ass: Osmari de Castilho Ribas – Diretor-superintendente Administrativo da Portonave
(Transcrito Ipsis Litteris)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com