Home Serviços Cartas do Leitor Atuação do fisioterapeuta na unidade básica de saúde

Atuação do fisioterapeuta na unidade básica de saúde

Você sabia que o fisioterapeuta pode atuar em diversas atividades dentro de uma Unidade Básica de Saúde?

Saiba quais são:

 Interconsulta: Na interconsulta é verificado as necessidades e prioridades do sujeito que está sendo acompanhado, e a partir de uma avaliação em conjunto da fisioterapia com a medicina, são realizadas orientações, condutas e referências a outros serviços de saúde.

Visita Domiciliar com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS): O fisioterapeuta também pode acompanhar a ACS em sua rotina de visitas domiciliares, colaborando com orientações, e se necessário, a sua intervenção com condutas.

Visita Domiciliar Compartilhada: Na visita domiciliar compartilhada, o fisioterapeuta acompanha outros profissionais nas residências situadas na região compreendidas pela Estratégia da Saúde da Família, intervindo através de avaliações, condutas e orientações.

Visita Domiciliar: É uma visita composta somente pelo fisioterapeuta, atuando com tratamento fisioterápico continuado, fazendo-se necessário para os pacientes onde apenas as orientações não são suficientes para sanar seu problema e para pessoas sem condições de realizar um tratamento fora de sua residência.

Preventivo: A fisioterapia também pode contribuir nos preventivos de câncer de colo de útero, que acontecem na própria Unidade Básica de Saúde, através de orientações voltadas à saúde da mulher.

Saúde do Trabalhador: Pode ser realizada pelo fisioterapeuta em diferentes ambientes, como escolas e a própria Unidade Básica de Saúde, buscando a prevenção e a promoção da saúde dos trabalhadores destes locais, abordando temas que compreendem a rotina do trabalho e auxiliando na execução de suas atividades.

Programa Saúde na Escola (PSE): Este programa visa a integração e a articulação permanente da saúde na educação, atuando nas escolas com crianças e adolescentes, onde o fisioterapeuta aborda temas de acordo com a demanda dos alunos, com enfoque na prevenção e na promoção de saúde.

Reunião de Equipe: O fisioterapeuta participa deste, colocando sua percepção sobre os casos onde houve sua intervenção e contribuindo com propostas para melhorias que atendam a demanda das microáreas abrangidas pela Unidade Básica de Saúde.

 

Ass: acadêmicas Luana Campeol e Suzani Pfeifer, com supervisão da professora da Univali, Alexsandra Marinho Dias 

(Transcrito Ipsis Litteris)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com