Home Colunistas Coluna Animal Humano Vida por inteiro, a praça do correio

Vida por inteiro, a praça do correio

VIDA POR INTEIRO, A PRAÇA DO CORREIO!
Todos sabemos que uma das coisas mais interessantes dos últimos tempos foi a criação da internet, que vem transformando nossa forma de ser, de nos relacionarmos. Um novo processo civilizatório.
O telefone que antes era fixo, comercial ou residencial, agora é pessoal. O computador, grande e pesado era da empresa, agora se carrega com uma única mão.
Os Correios, que traziam cartas perfumadas e telegramas, agora nos entregam multas de trânsito.
Com essa nova forma de relacionamento, as praças perderam muito de sua razão de existência.
A pessoas ficam durante o tempo livre nos quartos das suas casas e nos telefones celulares.
As praças já não são pontos de encontro, e em algumas cidades elas têm perdido espaço para a travessia de carros e para estacionamentos. As cidades foram deixando de ser um ambiente das pessoas e se converteram em lugares para pessoas. Lugares de ir e vir e não de estar.
Mas, ao contrário das aparências, as praças se tornaram mais importantes hoje do que antes. São essenciais para que as pessoas possam desfrutar de um tempo seu, para acompanhar a cidade, para ver pessoas de verdade, para conviver para além dos muros do seu condomínio.
Sem praças, a cidade é como uma casa sem uma sala, sem um espaço verdadeiro de estar junto.
Por isso, criar ambientes públicos coletivos é tão importante para proporcionar a convivência. Uma cidade nova, com sol ou chuva, com discussões políticas, com namoros, com conversas, com brincadeiras reais, com frio ou calor, coisas que não existem no mundo virtual.
Por isso faço questão de parabenizar o prefeito Volnei Morastoni que está aberto a discussão de fazer uma praça no espaço do antigo Correios, no centro de Itajaí.
Uma praça é a realização do desejo de coexistência entre pessoas. Uma praça que observa os preceitos atuais de urbanismo, com espaços de lazer, de descanso. Uma prça iluminada e segura que gera responsabilidades e sanidade coletivas. Uma praça nos coloca frente a frente, com jeito, com cheiro, com olhar, com fala, com tristezas e alegrias. Uma praça para termos vida. Vida por inteiro.
Trilha Sonora: Abri a porta (Dominguinhos e Gilberto Gil)

VIDA POR INTEIRO, A PRAÇA DO CORREIO!Todos sabemos que uma das coisas mais interessantes dos últimos tempos foi a criação da internet, que vem transformando nossa forma de ser, de nos relacionarmos. Um novo processo civilizatório.O telefone que antes era fixo, comercial ou residencial, agora é pessoal. O computador, grande e pesado era da empresa, agora se carrega com uma única mão.Os Corr[...]Assine o Diarinho
Conteúdo ilimitado do site por apenas
R$ 0,53 por dia no plano anual.
Se já possui cadastro ou é assinante faça o login
Acesso a 10 matérias por mês.
Faça o cadastro e tenha acesso a
10 matérias por mês.
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com