Home Notícias Voz do Povo Prefeitura retira canteiros, floreiras e árvores do calçadão

Prefeitura retira canteiros, floreiras e árvores do calçadão

Mudança causou divergência entre os comerciantes e foi suspensa pela prefeitura

Máquinas ocuparam o calçadão pra retirada de plantas e geraram polêmica com comerciantes contrários a mudança. (Foto: Fernando Rehnius)

Parte dos comerciantes da Hercílio Luz, no centro de Itajaí, ficou indignada com a retirada dos canteiros, floreiras e das poucas árvores que tiravam um pouco do árido do calçadão. Máquinas da prefeitura derrubaram as plantas, na manhã de ontem, até as proximidades da loja Marisa. Nesse trecho da rua, os comerciantes reclamaram da ação e a prefeitura suspendeu as modificações
Uma vendedora contou que o dono de uma loja fez um abaixo-assinado para a retirada das plantas, mas ela garante que o documento não teve a adesão de todos os comerciantes. Outro comerciante, que pediu para não ter o nome divulgado, diz que foi contra a mudança e que não entende como a prefeitura pode fazer isso arbitrariamente.
“As flores e árvores deixavam o calçadão mais bonito e ainda faziam sombra. Não existe motivo para isso”, reclamava.
Em toda a extensão da Hercílio Luz as floreiras foram esvaziadas. As três árvores que sobraram no calçadão só não foram retiradas, pois foram salvas pelos comerciantes que reclamaram diretamente com os funcionários da prefeitura.

Pedido de comerciantes
Márcio Gonçalves, o Dedé, secretário de Obras, informou que a retirada das floreiras, canteiros e árvores da Hercílio Luz atendeu ao pedido de comerciantes e do Centro Lojas.
Segundo ele, o prefeito Volnei Morastoni caminhou pelo calçadão acompanhado pelos comerciantes e eles solicitaram as modificações, que foram colocadas em prática na manhã de quarta-feira.
“O pessoal Centro Lojas solicitou a retirada, pois segundo ele, atrapalhava o trânsito das pessoas. Mas se agora eles não querem, podemos parar”, se justificava o Dedé.
Com a reclamação, a mudança foi suspensa e parte das árvores ficou no calçadão. A secretaria de Obras diz que os comerciantes também pediram uma limpeza no calçadão, que será feita nos próximos dias.

Centro Lojas diz que são obstáculos
Rafael Fonseca, representante do Centro Lojas, diz que os comerciantes pediram a retirada de “obstáculos da Hercílio Luz para deixá-la mais acessível pro Natal”.
Foram retiradas as floreiras, os canteiros, em formato de bico, e bancos. “O calçadão mais limpo facilita o trânsito das pessoas”, defende.
Rafael comentou que as árvores e as flores devem permanecer.
Um hidrojato também fará a limpeza da Hercílio Luz. “Ano que vem será feita a revitalização da rua e precisávamos fazer uma limpeza. Havia muitos obstáculos atrapalhando a acessibilidade, os cadeirantes, as pessoas com deficiências”, explica.
Sobre a falta de consenso entre os comerciantes, Rafael diz que dificilmente há uma decisão unânime, mas que a maioria queria a mudança. “Mais importante que os comerciantes, são os clientes, os deficientes, os cadeirantes, as pessoas que usam a Hercílio Luz”, alega.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com