Home Notícias Voz do Povo Obra da UPA tá largada há um ano em Navega

Obra da UPA tá largada há um ano em Navega

Prefa tentar mudar finalidade do prédio para conseguir usar imóvel da UPA

Moradores dizem que local tem lixo e andarilhos; Prefa vai fechar entrada que dá pra caixa d´água

A obra da unidade de Pronto Atendimento (UPA), do bairro Gravatá, em Navegantes, está parada há mais de um ano. Além de não contarem com o serviço de saúde, os moradores também estão se incomodando com o prédio, que está abandonado, cheio de lixo, mato alto e foi invadido por andarilhos.
O imóvel fica na rua José Romão. Um leitor entrou em contato com o DIARINHO pra denunciar o descaso. “A UPA tá jogada pros andarilhos e o mato tomando conta. Esse é o descaso com o dinheiro público da população de Navegantes. Todos os moradores estão indignados com a situação”, fala.
A secretaria de Saúde esclarece que a obra da UPA começou a ser construída em 2013 e o valor é de R$ 1,2 milhão. Para terminar a obra, falta concluir a parte elétrica e o acabamento interno.
A prefeitura diz que não tinha conhecimento de que havia andarilhos e lixo no prédio, mas foi verificar na tarde de ontem. O prédio está com todas as entradas fechadas e, somente, a parte que dá pra caixa d´água estava aberta, mas também será fechada. A prefa não encontrou lixo e nem andarilhos no prédio na tarde de ontem.

Difícil de custear
Para não deixar o local parado, a prefa está tentando com o Ministério da Saúde a possibilidade de alterar o uso da unidade, já que o custo operacional pra manter uma UPA é muito alto e pode comprometer as finanças municipais.
O município diz que vários municípios brasileiros, que possuem UPAs com obras concluídas e que ainda não começaram a operar, estão solicitando a mudança ao Ministério e ainda não foram atendidos.
Segundo a prefeitura, o Brasil tem 538 UPAs em funcionamento e 165 construídas, mas fechadas, porque não conseguem custear o valor operacional. 

Compartilhe:

Deixe uma resposta