Home Notícias Voz do Povo Mãe aguarda por chamamento da Fila Única das creches desde o começo do ano

Mãe aguarda por chamamento da Fila Única das creches desde o começo do ano

Carla Oliveira, 42 anos, moradora do bairro dos Municípios, em Balneário Camboriú, aguarda desde fevereiro na fila única para vagas de creche na cidade. Ela tem uma filha de três anos e precisou largar o emprego pra cuidar da menina.
Ela disse que já ligou na secretaria de Educação e lhe disseram que só vão conseguir chamar no próximo ano. A secretaria explicou que durante todo o ano são feitas convocações, mas não é possível afirmar quando vai ter o chamamento, porque depende da abertura de vagas. A filha de Carla aguarda na 22ª posição. A secretaria esclareceu que no Núcleo de Educação Infantil (NEI) que a menina está inscrita, no Anjo da Guarda, no Vila Real, há muita demanda. O município está ampliando o NEI Nova Geração, no bairro dos municípios, onde mora Carla, pra que possa ter um aumento nas vagas. 
Outra coisa que, segundo a Educação, confunde os pais é que a fila única é feita de várias outras filas. Por exemplo: o responsável inscreve a criança em uma determinada turma em um determinado Núcleo de Educação Infantil (NEI).
Quando são feitas as convocações, não necessariamente serão pra todos os núcleos e todas as turmas. As chamadas são feitas de acordo com as vagas que são liberadas.
A secretaria ainda esclareceu que um recadastramento da fila única é feito em novembro de cada ano. Isso porque muitas crianças saem da fila por diversos motivos. Muitos pais vão embora da cidade, ou só passam a temporada em Balneário Camboriú.
Esse recadastramento “reduz pela metade o número de crianças na fila”, segundo a secretaria, e isso aumenta as chances das crianças que estão na espera serem chamadas.
Somente esse ano, 23 convocações foram feitas, de primeira e segunda chamada, segunda a secretaria. Na semana passada, 50 crianças foram chamadas. Pelo site da prefeitura os pais podem acompanhar a posição do filho na fila online.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com