Home Notícias Voz do Povo Evento evangélico “cancelado” reúne milhares de pessoas no centro de Itajaí

Evento evangélico “cancelado” reúne milhares de pessoas no centro de Itajaí


São mais de 100 ônibus já estacionados, centenas de veículos e de pedestres se aglomerando em frente ao Centreventos da Marejada, no centro de Itajaí. São fiéis e pastores dos mais diversos estados do Brasil que vieram para um evento que teria sido cancelado pelo município e líderes religiosos, justamente com medo da pandemia do coronavírus.
A reportagem está recebendo centenas de vídeos, fotos e relatos de vizinhos e moradores de Itajaí indignados com a situação.
A convenção Nacional da Igreja do Evangelho Quadrangular pretendia reunir cerca de 15 mil participantes, e não se sabe quantas pessoas ainda chegarão à cidade.


Na edição desta terça-feira, o DIARINHO trouxe a notícia sobre a decisão de “comum acordo” entre a prefeitura e a organização do evento de suspender o congresso. Em nota, o conselho Nacional de Diretos da igreja disse que as atrações artísticas foram suspensas e que só se manteriam “atos administrativos envolvendo a eleição da mesa diretora, aprovação de relatórios e eleição do conselho diretor”.
Na nota, o conselho não informou quantas pessoas compareceriam a esses atos. A revelação veio na manhã desta terça-feira, quando milhares de pessoas desembarcaram logo cedo e passaram a se aglomerar no Centreventos de Itajaí.
O pastor Ivonei Carlos Fries faz parte da organização do evento e disse que as atrações artísticas foram canceladas, assim como informava um cartaz colado na porta do centreventos. Sobre o ato administrativo, ele justificou: “eles vêm, pegam seu material, votam e vão embora. Todo esse pessoal que tá chegando vai embora,” afirmou.


Ou seja, o ato administrativo o qual a prefeitura liberou e citou como “encontros restritos” terá milhares de participantes que sequer tinham sido avisados do cancelamento. “A gente orientou que o povo viesse até às 19h, durante todo o dia, mas como todo mundo quer aproveitar o dia, acabou vindo muita gente agora”, justificou Ivonei. Às 9h, aconteceu o ato de eleição da mesa, que de acordo com o pastor demoraria cerca de 30 minutos.
A organização diz que medidas de prevenção ao coronavírus estão sendo tomadas. “Muitos pontos de álcool em gel foram distribuídos e informações também”, alega Ivonei. Ele só não explicou porque a principal recomendação de evitar aglomerações não foi respeitada pela direção do congresso.
A chegada dos ônibus revoltou moradores de Itajaí que entraram em contato com o DIARINHO exigindo explicações da prefeitura. “Casualmente nosso prefeito é médico. Seria Itajaí uma terra sem lei?”, indagou um dos internautas. O empresário Alceu Rauber, proprietário da Max Imoveis, que mora no centro de Itajaí, disse que também está indignado. “No momento em que tudo está sendo cancelado, Itajaí promove esse evento com milhares de pessoas”.


Marcos Otis mora no centro de Itajaí e foi até o local do evento registrar a aglomeração. Ele narrou sua indignação à reportagem e disse que logo que viu a movimentação procurou saber do que se tratava. “Isso surgiu [o evento] naturalmente de uma autorização e ela foi dada por um cargo maior, o prefeito. Itajaí vai contra todas as recomendações mundiais sobre o controle da pandemia. E o morador ainda completa: “Ainda não temos casos confirmados de coronavírus aqui em Itajaí, mas se surgirem a partir de agora vamos culpar o município e responsabilizar o prefeito”, afirma.
Um carro da guarda Municipal foi até o local e questionou, timidamente, dos trabalhadores do evento, que direcionava mais de 40 ônibus para o pátio. “Que evento é esse?”, questionou o GM que recebeu pronta explicação do homem. “Bastante gente, né?”. A reportagem conversou com os guardas municipais que disseram que repassaram a informação ao superior para decidir qual medida será tomada.
O DIARINHO procurou a prefeitura de Itajaí, mas até o momento não foi divulgada qualquer providência sobre o caso.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com