Home Notícias Voz do Povo Denuncia de maus tratos a cavalos em canil; município desmente

Denuncia de maus tratos a cavalos em canil; município desmente

Denuncia de maus tratos a cavalos em canil; município desmente. Foto: enviada pelo leitor

 

Um morador de Itajaí procurou o DIARINHO pra reclamar de supostos maus tratos que cavalos estariam sofrendo na Unidade de Acolhimento Provisório de Animais, que fica na rua Manoel Bernardes, no bairro Itaipava.

Segundo ele, “tiram o cavalo de onde ele tem o que comer pelo menos e colocam onde não tem nada”. O morador denunciou que os animais fogem e se misturam com os dele, que são “bem cuidados”.

O denunciante conta que já reclamou com o pessoal, mas não adiantou. “Colocam num lugar que não tem condições de manter”, conta. Ele ainda disse que há cavalos magros, com doenças, fraturas e bicheiras.

O município de Itajaí por meio da UAPA esclareceu ao DIARINHO que os cavalos do canil são animais recolhidos em situação de maus tratos. Sendo assim, existem animais em várias situações, mas todos são acompanhados diariamente por um médico veterinário especializado em cavalos, e não há nenhum tipo de doença transmissível pra outro animal.

Hoje a UAPA está com 14 cavalos no canil. Eles  comem no mínimo dois sacos de 40kg de ração por dia. Nessa época do ano em que a pastagem é mais precária devido ao frio, além da ração também é providenciado feno pra complementar a alimentação. Além disso, o pasto é cercado pra que nenhum dos animais vá pra rua.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com