Home Notícias Voz do Povo Codetran instala placa de proibido estacionar na frente de casa de vereador

Codetran instala placa de proibido estacionar na frente de casa de vereador

Os moradores da rua José Maria da Veiga, no bairro São João, em Itajaí, denunciaram um privilégio que teria sido direcionado ao vereador Carlos Augusto Rosa, 66 anos, o Calinho Mecânico, do partido Progressista.

A Codetran instalou uma placa de proibido estacionar em frente da casa 205 da rua, que pertence ao vereador. “A instalação prejudica os demais vizinhos. Pergunto o por que este nobre cidadão receber o favorecimento do departamento de trânsito da cidade de Itajaí?”, questiona um vizinho.

A denúncia foi enviada ao DIARINHO nesta segunda-feira, mas já tinha sido remetida à prefeitura no dia 2 de dezembro do ano passado. Dezessete dias depois, a ouvidoria da prefeitura respondeu o questionamento do morador, informando que ele deveria procurar a Codetran pra saber o motivo da instalação.

Ao DIARINHO, Robson Costa, chefe da Codetran, disse que Calinho sofreu um AVC e está com a mobilidade debilitada. A rua dele é estreita e ele tem dificuldade de estacionar, por isso solicitou à Codetran a proibição. “Não posso fazer a distinção do vereador e do cidadão Calinho. Ele é um cidadão, e está enfermo, fez a solicitação e foi atendida. Se futuramente ele se recuperar, se tiver a mobilidade 100%, não tiver dificuldade, a gente deixa toda a rua no mesmo padrão”, informou Robson.

O coordenador diz que qualquer pessoa que tem problema de mobilidade pode fazer solicitações à Codetran. “Já tivemos outras solicitações também. A gente analisa caso a caso e libera conforme a avaliação”, explica. Um dos exemplos citados por Robson é a proibição de estacionamento em ruas estreitas. “Proibimos o estacionamento nos dois lados da rua”, finaliza.

As solicitações podem ser feitas diretamente na Codetran, na rua Blumenau, nº 1500, no bairro Barra do Rio, das 13h às 19h, ou pelo e-mail codetran@itajai.sc.gov.br . A pessoa deve apresentar laudo médico e fotos para embasar a solicitação. “Podem encaminhar via e-mail ou levar diretamente na Codetran, que avaliamos e sempre damos um desfecho. Quando é motivo de saúde, a gente dá prioridade. Essas exceções a gente trata de forma diferenciada”, garante Robson.

 

Calinho diz que tem apoio da vizinhança

O vereador Calinho, ouvido pelo DIARINHO, diz que tem todo apoio da vizinhança no pedido feito ao Codetran. Ele diz que teve com AVC em 2016 e está se recuperando bem.
O vereador alega que mora há 43 anos no mesmo endereço e que não consegue sair da garagem de casa, porque um dos novos moradores estaciona em frente da garagem dele. “Eu não tenho como sair da minha garagem, a minha rua é estreita e a vizinhança é testemunha disso Nunca tive problema algum com os vizinhos da frente. Agora com esses novos moradores, onde fizeram dois portões de garagens, um colado no outro, e começaram a estacionar na frente do portão da garagem deles, que por sua vez é em frente da minha garagem, impossibilitando a minha entrada”, argumenta.
Calinho diz que ele já pediu ao vizinho para estacionar mais na frente, mas nunca foi atendido por ele. O vereador diz que teve o direito de ir e vir interrompido pelo vizinho, por isso solicitou à Codetran a instalação da placa. O pedido foi feito com base na Lei nº 2734, de 29 de junho de 1992, que instituiu o Código de Posturas do Município de Itajaí, onde diz que em 10 metros quadrados não são permitidos dois portões de garagens. “O Codetran aceitou minha solicitação e eles não gostaram, assim, procuraram os meios de comunicação para me difamar, por ser vereador. Jamais usei o meu status para me beneficiar, pois tenho laudo médico que comprova meu estado de saúde”, alega.

Fran Marcon
Formada em Jornalismo pela Univali, com MBA em Gestão Editorial. fran@diarinho.com.br
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com