Home Notícias Voz do Povo Bueiros entupidos causam alagamento no Espinheiros

Bueiros entupidos causam alagamento no Espinheiros

Morador reclama que há meses o serviço de limpeza não é feito na região

O aposentado José Carlos Alexandre, 62 anos, está preocupado com a situação das tubulações no bairro Espinheiros, em Itajaí. Ele mora há 30 anos na rua Ângela Cecília Tolardo e conta que os bueiros estão entupidos por falta de limpeza. Com as chuvas da semana passada, as ruas encheram e por pouco não entrou água na casa de José.
O medo dele é que com as chuvas de verão as casas voltem a sofrer com alagamentos. Ele acredita que, além da sujeira, a tubulação antiga já não suporta mais o número de usuários. “Já perdi móveis porque quando dá uma chuvarada já chegou a entrar água em casa. Tem um tubo que está quebrado e está entupido, mas ninguém arruma”, conta.
O morador explica que já procurou a prefeitura e a subprefeitura para reclamar da situação, mas ninguém resolveu o problema. Segundo ele, há meses a limpeza urbana não passa por ali.“Para mandar a cobrança do IPTU eles sabem o endereço de todo mundo, para vir resolver o problema não aparecem”, aponta.
O secretário de Obras, Márcio José Gonçalves, o Dedé, diz que a secretaria colocou uma nova tubulação na rua Clarindo Sebastião da Cunha há cerca de um mês e limpou a tubulação da rua Inspetor Francisco Vechani – ambas próximas da rua Ângela Cecília Tolardo.
Ele acredita que o alagamento na rua em que José mora possa ter sido causado por alguma danificação recente na tubulação. “Acho que o maior problema que eles estão tendo é com a duplicação da Jorge Lacerda. Porque levantaram a rodovia naquele ponto, talvez a obra esteja impactando ali”, explica.
Dedé diz que a equipe verificará a situação esta semana. “Até porque antes dessa obra eu não tinha reclamação dessa rua, é a primeira reclamação que eu tenho”, explica.

Chuvarada atingiu a rua Ariribá
Um morador da rua Ariribá, no bairro Tabuleiro, em Camboriú, reclama que com a chuvarada de sexta-feira passada, a rua encheu rapidinho. Ele acredita que o alagamento aconteceu por conta da mexida na avenida Santa Catarina. “Não adianta deixar a avenida bonitinha, tem que ter solução para os alagamentos”, lasca.
A secretaria de Obras informou que a rua Ariribá tem um problema de escoamento que é anterior às obras. O secretário de Planejamento Urbano, engenheiro Claudinei Loos, explica que a rua, próxima à Santa Catarina, apresenta um problema semelhante ao que ocorre na própria avenida: quando há um grande volume de chuva, acontecem alagamentos. “É possível que as obras tenham agravado um pouco o problema, mas isso é transitório. As obras de requalificação incluem uma galeria que vai resolver o problema crônico e de muitos anos no local”, completa.

Esgoto escorrendo na rua Uruguai
O esgoto transbordou e está escorrendo no canto da rua Uruguai, no centro de Itajaí, há mais de dois meses. A leitora M.T. conta que se forma uma poça na beirada e os carros que passam jogam a água nojentona nas pessoas.
O problema é próximo do centro Municipal de Ginástica Artística Professor Mário Tavares e de um restaurante na esquina com a rua Herculano Corrêa. “Tomei um banho de esgoto”, reclamou M.
O secretário de Obras, Márcio José Gonçalves, o Dedé, disse ao DIARINHO que não tinha conhecimento do problema e se comprometeu a enviar uma equipe para verificar a situação.

franciele
Formada em Jornalismo pela Univali, com MBA em Gestão Editorial. fran@diarinho.com.br
Compartilhe:

Deixe uma resposta