Home Notícias Variedades Itajaiense é pré-selecionado para olimpíada internacional

Itajaiense é pré-selecionado para olimpíada internacional

Josué é aluno do ensino médio do Senai de Itajaí

 O estudante itajaien­se Josué Marcon, 17 anos, foi pré-se­lecionado para dis­putar uma das vagas nas equipes que representarão o Brasil nas Olimpíadas In­ternacionais de Astronomia, a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, em inglês) e a Olim­píada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). Se ele passar na se­leção, no ano que vem vai para a disputa internacional na Colômbia.

O jovem produziu um fo­guete, com o qual participou das etapas de classificação da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que ocorre para­lelamente à Olimpíada Brasi­leira de Astronomia e Astro­náutica (OBA).

Até dezembro, Josué vai passar pela fase online, onde será realizada uma prova por mês, que tem duração de duas horas e sempre aos domingos. A fase online da olimpíada es­colar vai classificar os estu­dantes para as provas presen­ciais, que ocorrem em março do ano que vem.

Josué é aluno do Ensino Médio do SESI SENAI de Ita­jaí. O garoto já ganhou, em outras ocasiões, medalha de ouro e bronze e menção hon­rosa na Olimpíada Brasilei­ra de Matemática – competi­ção da qual pretende também participar este ano, além de Física. “Eu participo de todas as competições, porque quan­do eu chegar à faculdade, te­rei algo para mostrar, não se­rei totalmente leigo”, planeja Josué.

Ele pretende seguir a pro­fissão de físico e tentar uma bolsa. “O SENAI tem essa missão, de incentivar os nos­sos alunos, através das aulas teóricas e práticas, a busca­rem o caminho profissional que pretendem seguir. No nosso ensino médio eles têm todas as oportunidades de participarem destas competi­ções que estimulam o apren­dizado e formam os profissio­nais do futuro”, diz Anderson Colla, supervisor do ensino médio da instituição.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com