Home Notícias Variedades Grande número de pessoas passou pelo festival Toni Cunha

Grande número de pessoas passou pelo festival Toni Cunha

Grande número de pessoas passou pelo festival Toni Cunha. Foto: Divulgação/Prefeitura de Itajaí

O 6º festival brasileiro de teatro Toni Cunha encerrou neste domingo com o teatro municipal lotado para o espetáculo “Nós”, do Grupo Galpão (MG). A cena se repetiu várias vezes durante os 12 dias de programação. Foram cerca de quatro mil pessoas que assistiram aos espetáculos oferecidos.
Desde o primeiro dia, o festival registrou sessões lotadas e um público ávido por novas experiências e reflexões. Nomes como Renata Sorrah, Grace Passô e Fábio Osório Monteiro, além de peças premiadas, passaram pelo teatro, casa da cultura Dide Brandão, Itajaí Criativa e ruas do município.
Além do sucesso de público, o festival quebrou recorde de inscritos neste ano: foram recebidas 535 propostas de grupos e companhias de todo país e selecionados 20 espetáculos e dois convidados. Em um contexto de redução de investimentos na cultura no país, Itajaí também mostrou que está na vanguarda, ampliando em 30% a quantidade de apresentações e a duração do evento.
Experiências e reflexões
O público que marcou presença ressaltou a oportunidade de entretenimento que o festival proporcionou. “É uma proposta cultural que as pessoas se divertem, mas também refletem. Acredito que para a população é muito válido e deveria ter mais vezes”, disse a psicóloga Saionara Barili.
Para os grupos de teatro locais a experiência foi marcante. A atriz e professora do grupo Porto Cênico, Valéria de Oliveira, destaca que a resistência posta em todas as obras apresentadas fortalece o dia a dia dos grupos locais. “O festival disse ao nosso público e a nós fazedores de teatro: estamos nos reinventando, resistindo e te convidamos a isso”, comenta.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com