Home Notícias Variedades Dicas de alimentação pra aguentar o pique do Carnaval

Dicas de alimentação pra aguentar o pique do Carnaval

Beber muita água é um dos segredos pra manter o corpo hidratado

Saladas são aliadas. Veja a receita da chef Fatima Vanzuita

Um dos grandes segredos para não perder o pique durante o Carnaval e conseguir aproveitar ao máximo esse período de festas é ter uma atenção especial com a alimentação. A nutricionista Rafaela Oeshler da Costa fez uma listinha de alimentos que devem ser evitados e deu dicas de outros que são aliados para a folia.
Por ser uma época “de exageros”, Rafaela orienta que deve se tentar focar em algumas gorduras boas para o organismo, como as oleaginosas, com as castanhas e nozes, por exemplo. Alimentos com boas fontes de proteínas, como peixes e carnes magras, muitas frutas e saladas durante o dia. Além disso, é importante sempre consumir muito líquido. Lembrando sempre de ingerir águas e sucos, não só a danada da cervejinha gelada.
Por outro lado, deve-se evitar o excesso de gordura saturada, embutidos, ou alimentos muito gordurosos. Na hora do churrasquinho, por exemplo, fugir daquela gordurinha tentadora da carne.
Além disso, a nutricionista orienta a tomar cuidado ao consumir alimentos na rua. É sempre bom prestar atenção na higiene do local e principalmente os alimentos de vendedores ambulantes para evitar a ingestão de alimentos contaminados.

Para curar a ressaca
Se você se passou, saiba que existem alimentos que podem ajudar na hora da ressaca. Os desintoxicantes, como sucos verdes, são uma ótima pedida. Outros ótimos exemplos de alimentos que ajudam a aliviar a ressaca são a abobrinha, agrião, abacaxi, folhas escuras verdes e proteínas de origem não animal, como grão de bico e lentilha.
A hidratação é essencial. Por isso, enquanto ingerir bebida alcoólica, a nutricionista destaca que é muito importante intercalar com copos de água também.
“Como o consumo de álcool acaba desidratando muito,é importante intercalar o consumo com água. Isso ajuda na hidratação e também diminui os efeitos da ressaca no dia seguinte. Além disso, se possível, é importante também comer algo leve enquanto consome bebidas alcoólicas”, conclui Rafaela.

Ceviche de manga e atum
Ingredientes
01 maço de rúcula 
01 alface americana
01 manga
01 dente de alho
01 cebola roxa
02 limões
01 lata de atum sólido
08 Tomatinhos cereja
Salsinha para decorar
Modo de Preparo
Lavar as folhas verdes, secar e reservar; Picar a manga em cubos; picar a cebola; picar o dente de alho bem picadinho; espremer o suco do limão; colocar todos os ingredientes juntos para marinar rapidamente;
Em uma saladeira comece a montagem colocando as folhas verdes por baixo; jogue a cebola, distribua as mangas e os tomatinhos pela salada; coloque pedaços do atum em várias partes do prato e por último salpique a salsa por cima.
Molho: 50 ml de azeite, uma colher de sopa de soyo e meio limão. Bata tudo rapidamente e pronto, basta servir com a salada.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com