Home Notícias Variedades Crianças da comunidade indígena Nhu Porã lançam e-book sobre tradições da tribo

Crianças da comunidade indígena Nhu Porã lançam e-book sobre tradições da tribo

e-book é gratuito. (Foto: Divulgação)

Estudantes da escola indígena Nhu Porã desenvolveram em parceria com o campus Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina e a Universidade Federal de Santa Catarina, o e-book “História Ilustrada: relatos da cultura e história Mbya Guarani sob a ótica indígena”. As histórias mostram o cotidiano da comunidade indígena Nhu Porã, de Torres, no Rio Grande do Sul, e tem como objetivo manter viva a história e cultura dos indígenas contada por eles mesmos.

Entre maio e setembro de 2018, foram realizados 11 encontros com estudantes de ensino fundamental. As atividades foram desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar do IFSC e da UFSC, acompanhadas de um professor de arte, cultura e língua guarani. O livro foi desenhado e escrito pelos alunos indígenas com tradução da língua guarani para a língua portuguesa.

Durante a elaboração do livro, todas as atividades foram adaptadas à realidade da aldeia, envolvendo também os pais das crianças. Elas contam a história da comunidade, atividades desenvolvidas, trabalho, cultura e religião.

O livro digital está disponível gratuitamente através deste link

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com