Home Notícias Prefeito de BC aposta nos testes em massa contra o coronavírus

Prefeito de BC aposta nos testes em massa contra o coronavírus

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, fez um pronunciamento nas redes sociais às 14h30 de hoje, sobre atualizações de informações sobre o coronavírus na cidade. Ele defende que a realização de testes instantâneos de coronavírus junto com recursos de tecnologia são essenciais para o combate da doença.

O prefeito informou que espera a autorização da ANVISA para autorizar a compra de cerca de 150 mil kits de testes. Para ele, é muito importante a chegada dos kits para poder medir o nível de contaminação do coronavírus na cidade. “Os testes servirão para toda a estratégia da saúde”, disse. A medição em massa deve trabalhar em conjunto com uma plataforma digital em que a prefeitura vai poder monitorar as cidades, grupos de risco, quem foi medido e vacinado contra os outros tipos de gripe.

Os kits são importamos da China.Será informado a data de chegada dos kits quando a ANVISA fizer a liberação, assim como os grupos que serão testados no primeiro momento, e as próximas estratégias. “A medição em massa dá uma noção mais assertiva da situação do coronavírus; nós consideramos os kits uma arma fundamental de proteção à vida e para a segurança dos profissionais e idosos”, destacou.

O investimento de kits e outras compras para a área de saúde, incluindo mais vagas de UTI e mais leitos deve chegar a cerca de 7 milhões.

Ontem foi anunciado mais um caso de um doente no município, uma mulher de 26 anos, da área da saúde. Agora, são 10 casos confirmados, e desse número sete pessoas estão internadas no Centro Municipal de Prevenção e Combate ao Coronavírus em Balneário Camboriú e as outras três estão na UTI. O centro já realizou 340 atendimentos.

Os grupos de risco e profissionais da saúde deverão ter prioridade nas medidas de combate e prevenção do coronavírus da cidade e também na medição dos testes.

Carreatas proibidas

Como alerta do próprio Ministério Público, o prefeito reforçou que as carreatas estão proibidas na cidade.

Retorno das atividades econômicas

Em relação ao retorno das atividades econômicas, anunciado pelo governador do Estado, Carlos Moisés (PSL), o prefeito afirma que está se reunindo constantemente com as autoridades para adequar a decisão à realidade de Balneário Camboriú. Ele aposta no isolamento vertical, somado à estratégia de medir a população com os testes da doença e o monitoramento através de plataforma digital.

“Nossa cidade possui características específicas, geograficamente pequena e com alto número de idosos, então estamos nos reunindo com a classe produtiva, para daqui uns dois dias anunciar todas as medidas de aliviamento das medidas e o avanço do coronavírus na cidade”, disse.

Barreiras

Segundo o prefeito, as barreiras não estão impedindo o direito de ir e vir das pessoas. Agora, elas deverão ser usadas como sanitárias, para o cuidado e medição do estado de saúde da pessoa que quiser entrar na cidade. “Não será restrição do direito de ir e vir, mas uma abordagem do cunho de prevenção e monitoramento”, afirmou.
O DIARINHO tem recebido queixas diárias de pessoas que têm sido impedidas de entrar em Balneário Camboriú.
Volta de trabalhadores sem transporte coletivo

“Estamos vendo uma logística para que profissionais da saúde e servidores para poder se deslocarem, já que muitos trabalhadores moram nas cidades vizinhas e o transporte coletivo está suspenso, “ completa.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com