Home Notícias Política Vereador e eleitores se xingam pelo Face

Vereador e eleitores se xingam pelo Face

“FDP”, “velho bêbado” e “idiotas” estão entre as trocas de ofensas numa briga virtual que se estende desde sexta-feira

Xingamentos, ofensas e pouca tolerância. Assim rola, desde sexta-feira à noite, uma discussão entre o vereador itajaiense Laudelino Lamim (MDB) e internautas. O motivo foi a postagem de um vídeo do parlamentar onde ele diz que é contra o projeto de lei que tenta proibir o uso de carroças pelas ruas da cidade.
“FDP”, “velho bêbado” e “puxa saco” de um lado. De outro, a palavra “idiotas”, lembrada através da citação de uma fala do escritor Nelson Rodrigues. Assim tem sido o nível do que deveria ser um debate de ideias entre o parlamentar e eleitores.
O bafão no Facebook começou na sexta-feira à noite, logo depois que o vereador postou o vídeo de sua fala na tribuna, na sessão de quinta-feira. Na fala, o vereador faz referência à audiência pública do dia anterior, que tratou do projeto que proíbe o uso de carroças em Itajaí e que tem como alvo principal os carroceiros que fazem a coleta do lixo reciclável.
“Sou contra o projeto que proíbe a circulação de carroças em Itajaí, temos sim que cobrar do poder Executivo e de nossas instituições mais fiscalização porque já existen Leis que protegem os animais e pune o criminoso”, escreveu Laudelino Lamin na postagem do vídeo.
Os dois primeiros comentários foram em favor da postura do vereador.
Mas a partir daí, começaram as posições contrárias. Algumas, com argumentos coerentes e educados. Como a do internauta Fábio Binho: “Itajaí vive no retrocesso, uma das poucas cidades que ainda permitem essas carroças trancando as ruas da cidade , cavalos caindo aos pedaços todo machucados, seria correto então substituição por carrocinhas com moto de 49 cc muito mais econômica de se manter do que um cavalo ou de pedais. Essas carroças atrapalham o trânsito fora as fezes que esses animais deixam na via e seu donos não estão nem aí pra isso”.
Outras, no entanto, descambaram para a ofensa pessoal. “Tem proibir é tu FDP…de ser vereador…vai tu puxar carroça…seu babaca!”, disparou Jô Dagnoni. “Sinta se a vontade em usar lugar do cavalo, e puxe a carroça!!!”, escreveu Otilia Salles Castro.
O projeto da vereadora Renata Narcizo (SD) tramita na câmara e não tem previsão de ser votado. A audiência pública de quarta-feira da semana passada foi para ouvir a opinião do povão sobre a proposta.

Lamim já esperava xingamentos
A DIARINHO, o vereador disse que não se espantou com a reação ofensiva pela internet. “Eu esperava essa reação porque participei da audiência pública e lá baixou o nível. E foi idêntico à audiência”, diz.
Para Laudelino Lamim o que é preciso, nesse momento, é ter diálogo e buscar uma solução sem radicalismos. “No meu entender, a gente tem que conversar, dialogar, mas a própria vereadora é radical, não tem meio termo”, solta, alfinetando a colega Renata Narcizo.
O parlamentar comenta que colocou a frase de Nelson Rodrigues, falando sobre “idiotas”, como forma de provocar o diálogo. Mas admite que diálogo foi justamente o que não aconteceu na sua postagem.
Também disse que não vai entrar com uma ação judicial contra quem o xingou. “Às vezes são pessoas de pouca cultura e um processo não vai levar a nada”, argumenta.
Ele também cobrou uma postura dos demais vereadores, que não estariam querendo se posicionar sobre o assunto.

Por tabela, chamou internautas de “idiotas”
Até o ex-vereador Luiz Plácido Correa, um dos históricos do MDB de Itajaí, entrou na briga virtual. De forma educada, Luiz Plácido fez duas postagens em favor do colega de partido.
Na primeira, deu seu ponto de vista sobre o assunto e na segunda puxou a orelha dos que xingavam o vereador. “É muito feio pessoas que defendem ANIMAIS agredirem desta forma um senhor que pensa ao contrário, afinal ele não é a favor dos MAUS TRATOS, ele é contrário à PROIBIÇÃO DA CIRCULAÇÃO DE VEÍCULOS COM TRAÇÃO ANIMAL”.
Foi aí que o Laudelino Lamim deu a deixa para o segundo round da briga virtual. “Luiz Placido Correa Boa noite Guerreiro. ‘Os idiotas ou as idiotas ainda vão tomar conta do mundo, não pela capacidade mas pela quantidade”, escreveu. Lamim, na verdade, adaptou uma frase do famoso escritor, dramaturgo e jornalista Nelson Rodrigues.
Daí em diante, a galera se sentiu ofendida. “Velho idiota!”, soltou a internauta Ana Paula Machado, que logo fez outra postagem: “Esta printado e levarei para o MP e comissão de ética”.
“Idiotas??? É assim que o senhor chama a sociedade??? Seu velho bêbado, cachaceiro e sem vergonha! Tá preocupado com votos dos carroceiros velho babão? Esquece! Acabou pra ti!! Tá de hora extra na câmara e na terra! Assanhado e ridículo!”, lascou Gabriele Steiner.
Houve também quem fez cobrança ao parlamentar pelo tratamento ao eleitor. “bonito hein Lamin, chamar as pessoas que pagam o teu salário de idiotas. Porque não usas esse palavreado quando você saia nas ruas de Cordeiros pedindo voto?”, questionou Rafa Rebelo.
A polêmica se estendia às 19h de ontem.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com