Home Notícias Política Justiça manda tirar do ar o perfil “Vaza Morastonis”

Justiça manda tirar do ar o perfil “Vaza Morastonis”

A coligação Avança Itajaí, do candidato a prefeito Volnei Morastoni (MDB), entrou com uma representação na justiça eleitoral, com pedido de liminar, para tirar do ar um vídeo que acusa de ofensivo ao prefeito Volnei e ao filho dele, o vereador Thiago
Morastoni (MDB). A juíza Ana Vera Sganzerla Truccolo, da 16ª Zona Eleitoral de Itajaí, atendeu em partes o pedido.
O canal de Humor Hipócritas, de Itajaí, colocou no ar na sexta-feira um vídeo com o título “Vaza Morastonis”. Durante 10 minutos, sob o argumento de ser só um vídeo de fake News, os humoristas falam sobre o prefeito Morastoni (MDB) e o filho Thiago.
Durante o vídeo, os humoristas pedem para as pessoas usarem a hashtag #vazamorastonis, gravando vídeos falando nome, profissão e bairro onde mora. O vídeo deve ser enviado pro WhatsApp deles e o material será aproveitado no perfil criado pelo canal chamado “Vaza Morastonis”.
Os advogados da coligação Avança Itajaí entenderam que o vídeo era ofensivo aos candidatos e afrontava a legislação eleitoral. Eles pediram liminarmente que o material fosse retirado do ar.
No sábado, a juíza Ana Vera determinou a remoção dos perfis “Vaza Morastonis” no Instagram, Facebook e Twitter, sob pena de aplicação de multa diária de R$ 10 mil.
A juíza também determinou que os humoristas se abstenham de “criar, patrocinar, participar, ou de qualquer maneira inserir ou manter, na rede mundial de computadores, conteúdo igual ou similar ao aqui analisado, sob pena de imediata responsabilização”.
Já sobre o vídeo do prefeito Volnei e o filho Thiago, no canal Hipócritas do Youtube, a juíza entendeu que a justiça eleitoral deve interferir o mínimo possível nos conteúdos da internet e, usando como fundamento precedente do Tribunal Superior Eleitoral para as eleições 2018, disse que apesar das duras, ácidas e contundentes críticas, deve se prestigiar a liberdade de expressão.
“Nossa crítica, nesse sentido, é que, a despeito de ser canal humorístico, o foco é apenas no prefeito Volnei e sua família. Eles não usam a posição de canal de humor para atingir todos os candidatos, mas sim alguns deliberadamente”, criticou o advogado Paulo Moreira.
O perfil Vaza Morastonis já foi retirado do ar. Já no canal Hipócritas, o vídeo chamado “Fake News nas ruas – Vaza Morastonis” está no ar.

Fran Marcon
Formada em Jornalismo pela Univali, com MBA em Gestão Editorial. fran@diarinho.com.br
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com