Home Notícias Polícia Polícia Militar implanta o programa Rede de Vizinhos nos bairros de Itajaí

Polícia Militar implanta o programa Rede de Vizinhos nos bairros de Itajaí

O programa consiste em um grupo no WhatsApp onde os moradores do bairro e policiais militares trocam informações relacionadas à segurança

A Rede de Vizinhos é uma estratégia de policiamento com base na filosofia de Polícia Comunitária, na qual proporciona uma atuação vigilante da comunidade em prol da segurança coletiva. Aproximadamente 500 pessoas estão cadastradas no programa. 

Atualmente o programa já está funcionando em quatro bairro: Santa Regina (Espinheiros), São João, Cordeiros e Murta. Em outros bairros o projeto está em fase de planejamento e deve ser implementado em breve. 

Os benefícios da Rede de Vizinhos são percebidos já nos primeiros dias do programa, como no caso em que dois homens foram presos no bairro Santa Regina logo após arrombar e furtar objetos de uma casa. Em 6 de fevereiro, no mesmo bairro, foram apreendidos 204 kg de maconha, dois revólveres calibre .38 e uma espingarda calibre .12, também graças à Rede de Vizinhos. 

Como funciona o Rede de Vizinhos?

O primeiro passo é uma reunião de apresentação, onde a polícia Militar expõe o programa e entrega as fichas cadastrais que devem ser preenchidas pelos moradores do bairro para que possam fazer parte do grupo no WhatsApp. Cabe ressaltar que as fichas passam por consulta policial para evitar que pessoas com más intenções tirem proveito do projeto. O líder comunitário é quem fica encarregado de trazer as fichas cadastrais preenchidas ao batalhão.

Na sequência, é realizada a reunião de implantação, momento em que é criado o grupo no WhatsApp e entregue as placas de identificação do programa, que devem ser colocadas nos bairros. Após a implantação, são realizadas reuniões de manutenção para garantir a efetividade do programa. 

Santa Regina foi um dos primeiros bairros a ter o Rede de Vizinhos

, , ,
Elaine Mafra
Jornalista formada pela Univali em 2006. elaine@diarinho.com.br
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com