Home Notícias Polícia PF investiga quadrilha que desviava contratos dos Correios

PF investiga quadrilha que desviava contratos dos Correios

Quadrilha tinha até iate de luxo. (Foto: Divulgação)

A polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira, a Operação Postal Off, que visa desarticular organização criminosa que atuava dentro dos Correios. As investigações começaram em novembro de 2018, quando indícios de práticas criminosas dentro da empresa foram descobertas. A quadrilha atuava nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e contava com a participação ativa de funcionários dos Correios, fazendo com que grandes cargas postais de seus clientes fossem distribuídas no fluxo postal sem faturamento ou com faturamento muito inferior ao devido.

Uma das principais modalidades de fraude acontecia com grandes clientes dos Correios, os quais eram procurados pelos investigados com a oferta de que rompessem seus contratos com a empresa pública e passassem a ter suas encomendas postadas por meio de contratos mantidos entre as empresas do grupo criminoso e a EBCT.

Durante a investigação também foram apuradas solicitações e pagamentos de vantagens indevidas envolvendo empresários, funcionários públicos e agentes políticos, configurando indícios dos crimes de corrupção passiva e concussão. O prejuízo sofrido pelos correios é e mais de R$ 13 milhões, apenas no que se refere às postagens ilícitas já identificadas, não computado o prejuízo diário que estava sendo causado pelo grupo investigado.

A operação contou com cerca de 110 policiais federais, que estão cumprindo nove mandados de prisão preventiva e 19 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, todos expedidos pela 7ª Vara Federal de Florianópolis/SC.

A justiça solicitou o bloqueio de bens e apreensão de carros de luxo. Um iate avaliado em R$ 3 milhões também foi apreendido. Os envolvidos responderão por corrupção passiva e ativa, concussão, estelionato, crimes tributários, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com