Home Notícias Polícia Mais de 400 hidrômetros foram furtados em Itajaí

Mais de 400 hidrômetros foram furtados em Itajaí

A aposentada R.T.M., 74 anos, teve uma surpresa desagradável ao olhar o quintal de casa na tarde de terça-feira. Ela encontrou a água vazando após o hidrômetro de ter sido furtado da casa da rua Jovito Anacleto, no bairro Cordeiros, em Itajaí.
O bairro que R. mora está na lista dos visitados com frequência pelos ladrões de hidrômetros. Eles levam o medidor de água para tirar o cobre e vender em ferros-velhos.
A Semasa registrou 403 furtos de hidrômetros em 2019. O bairro campeão de furtos é o São João, seguido de Barra do Rio, centro, Cordeiros e São Vicente.
Se você tiver o hidrômetro furtado, deve seguir um roteiro para tentar se incomodar menos. Ligar para o Semasa nos telefones 0800 645 0195, 115 ou 3344 9000 (plantão 24h) e avisar sobre o furto do equipamento. A autarquia mandará uma equipe para fazer a instalação de um cavalete evitando o vazamento e devolvendo a água para as torneiras do imóvel.
O morador também deve registrar o boletim de ocorrência em até 24 horas após o furto. O “BO” pode ser feito pela internet, pelo site da delegacia Virtual da polícia Civil. O registro pode ser feito por qualquer pessoa, não necessariamente o titular da matrícula do imóvel.
Depois a pessoa deve apresentar o BO no Semasa em até 30 dias. Se for o primeiro furto de hidrômetro do imóvel, o Semasa não cobra a reinstalação – se todos os prazos informados forem cumpridos.
Agora se for o segundo ou demais furtos, a cobrança é feita, caso o cidadão não tenha instalado a caixa-padrão recomendada pela autarquia. Se a casa já tiver a caixa-padrão e mesmo assim o hidrômetro for roubado, o Semasa reinstala o medidor sem custos.

Caixa parede pra evitar furtos

A orientação do Semasa para dificultar a ação de ladrões ou vândalos é a instalação da caixa de parede, uma proteção para o equipamento. A caixa pode ser encontrada no comércio local.

Fran Marcon
Formada em Jornalismo pela Univali, com MBA em Gestão Editorial. fran@diarinho.com.br
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com