Home Notícias Polícia Guarda deve se tornar armada até o fim do ano

Guarda deve se tornar armada até o fim do ano

Com autorização da PF, secretaria acredita que porte esteja liberado até o Natal

Guardas já estão aptos a utilizarem as armas de fogo. (Foto: divulgação)

Em atividade desde junho desse ano, a guarda Municipal de Itajaí deve se tornar armada a partir de dezembro. A autorização para portar armas de fogo foi concedida em novembro pela polícia Federal e agora a secretaria de Segurança do município aguarda apenas pela liberação da documentação do porte. Segundo o secretário Rui Garcia, a expectativa é que o trâmite termine antes do Natal.
Ao todo são 80 armas calibre 380 que serão utilizadas pelos guardas. As armas e munições já foram adquiridas e estão armazenadas, conforme a secretaria, que ainda não divulgou imagens do arsenal. Os 79 agentes que foram efetivados nas festividades de aniversário da cidade estão aptos a utilizarem as armas.
Após passarem nas etapas inicias do concurso, os guardas começaram em junho do ano passado um curso de 850 horas na Academia de polícia Civil (Acadepol), onde tiveram disciplinas de técnicas de operações policiais.
“Todos fizeram os cursos na Academia da Polícia Civil, e sempre estão recebendo treinamento teórico, prático na montagem, desmontagem e limpeza das armas, e treinamento de alça mira”, comenta o secretário.

Atuação maior
Com o armamento à disposição, a guarda Municipal também passará a ter uma atuação maior na cidade. Quando foi lançada, a guarda tinha como função principal circular nos entornos das escolas da rede municipal, coibindo o tráfico de drogas. A partir de agora, os agentes poderão dar um suporte maior às outras forças de segurança que atuam na cidade.
“Passaremos a fazer rondas noturnas, interagindo com outros órgãos de segurança. Até agora foram atendidas quase 900 ocorrências, que basicamente deveriam ser atendidas pela polícia Militar. Desta forma, a PM pode dar maior suporte em atendimentos primordiais”, completa Garcia.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com