Home Notícias Giro de Serviços Livro histórico resgata memórias do comércio de Balneário Camboriú

Livro histórico resgata memórias do comércio de Balneário Camboriú

O livro “Uma Porta Para o Mundo – Memórias do Comércio de Balneário Camboriú” será lançado nesta quinta-feira, às 19h30, no CDL de Balneário. A proposta traz um olhar sobre a história do comércio da cidade, em especial a partir da década de 1950 até a sua transformação em um dos principais centros de compras de Santa Catarina e um dos destinos turísticos mais conhecidos do Brasil.

Com textos de Luciana Zonta e Adão Pinheiro (Buriti Jornalistas Associados) e pesquisa histórica de Richard Lopes Correia, a obra resgata muitas das histórias que compõem um dos comércios mais dinâmicos do país.

O livro também consolida a importância deste setor produtivo para a economia da cidade, inclusive relacionando-o a aspectos sociais e culturais. Parte destas memórias é contada pelos próprios fundadores de comércios tradicionais de Balneário Camboriú, com relatos sobre o cotidiano e o desenvolvimento das lojas em diferentes épocas da história.

Idealizada pela presidente da CDL, Eliane Colla, e pela diretora de relações institucionais da entidade, Luciene Vieira, a obra marca os mais de 40 anos de fundação da CDL de Balneário Camboriú.

A coleta de dados e produção do livro durou pouco de dois anos. O tempo foi necessário pra ouvir depoimentos dos primeiros comerciantes e de seus familiares, além de resgatar fotos de arquivos pessoais de cada um dos entrevistados.

O livro não encerra a história do comércio de Balneário Camboriú, mas dá uma dimensão mais precisa do que foi o esforço destes pioneiros para transformar a história de um dos segmentos mais importantes da economia da cidade.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com