Home Notícias Geral Vizinhos questionam desmatamento morro na praia Brava

Vizinhos questionam desmatamento morro na praia Brava

Desmatamento visto do alto impressiona

Os vizinhos da obra de construção de um condomínio comercial na rua Cabo Antônio Rudolf, às margens da rodovia Osvaldo Reis, na praia Brava, em Itajaí, voltaram a questionar o empreendimento. O instituto Cidade Sustentável (ICS), antiga Famai, afirmou novamente que a obra está licenciada.
Uma foto feita do topo da Osvaldo Reis mostra uma grande área desmatada e inclusive a modificação de um morro. A imagem chama atenção e muitos moradores duvidam que essa obra respeita mesmo as regras ambientais. “Moro na Osvaldo Reis e gostaria de saber como a prefeitura está autorizando o desmatamento desse morro”, questiona um morador.
O terreno recebeu a terraplenagem e parte da encosta no pé do morro teve toda a vegetação destruída. “Estão deixando nosso vale plano pela ganância”, critica o vizinho.
Em nota, o ICS reforçou que o empreendimento está com a licença regular, sendo que houve autorização de corte de vegetação após parecer técnico e execução de medida compensatória. “A fiscalização também esclarece que até o momento não foi constatada irregularidade no local”, afirmou o órgão.
O instituto diz que o local não é de área de Preservação Ambiental (APP). No terreno havia vegetação exótica e de baixa diversidade biológica, principalmente pinus, bem como processos erosivos afetando a encosta. A autorização de corte definiu como compensação a doação de 350 mudas, medida já cumprida.
O DIARINHO trouxe matéria sobre a construção na semana passada e os moradores prometeram fazer denúncia ao Ministério Público. Ontem, a promotoria do Meio Ambiente não informou se a denúncia chegou ao órgão ou se a licença dada pelo ICS será checada.

Sandro Silva
Tem 31 anos de jornalismo, formado em pedagogia pela Udesc e com MBA em Gestão Editorial. geral@diarinho.com.br
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com