Home Notícias Geral Vazamento de adutora deixa Itajaí e Navegantes sem água neste domingo

Vazamento de adutora deixa Itajaí e Navegantes sem água neste domingo

Vazamento afeta adutora na avenida Mário Uriarte, no bairro Cordeiros, e obrigou paralisação da estação de tratamento

Além do sal da água, os moradores de Itajaí e Navegantes enfrentam neste domingo novo problema de abastecimento. Após o Semasa identificar um vazamento em uma adutora de grande porte no bairro Cordeiros, na noite de sábado, a estação de tratamento do São Roque foi paralisada, com previsão de retomada só a partir das 20h deste domingo.

Devido ao trabalho de conserto da adutora, há falta de água ou baixa pressão na rede em 11 bairros de Itajaí, entre Cordeiros, São Vicente, Barra do Rio, Imaruí, Nova Brasília, São João, Vila Operária, centro, Fazenda, Cabeçudas e Praia Brava, além de afetar o fornecimento pra Navegantes.
O DIARINHO está recebendo desde a noite de ontem, relatos de moradores indignados com a água suja que está chegando da rede.

O vazamento ocorreu numa adutora de 800 mm na avenida Mario Uriarte. As equipes do Semasa trabalham na manutenção, sendo que, devido à complexidade do problema, a estação de tratamento teve que ser paralisada. “A probabilidade de turbidez está elevada neste período e racionar o que temos é fundamental para a recuperação acelerada do sistema”, informa a autarquia.

Enquanto isso, as obras emergenciais na barragem do rio Itajaí-açu também seguem andamento. A equipe de engenheiros, técnicos e mergulhadores estão fazendo a contenção com sacos de areia após a fixação de uma prancha metálica por baixo da barragem, por onde estava passando a água salgada.

Segundo o Semasa, no final da tarde de sábado foram feitos os primeiros testes na barragem, com bons resultados pela colocação da barreira metálica. A salinidade ficou abaixo dos 1.000 mg/l no fim de semana, com pico de 720 mg/l no sábado e 780 mg/l na manhã deste domingo.

“É preciso finalizar esse trabalho hoje para serem feitos novos testes e análises da água no ponto de captação”, informou a autarquia.

João Batista
Formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc, de Joinville (SC). E-mail: geral.diarinho@gmail.com
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com