Home Notícias Geral Trânsito volta a circular pela ponte Tancredo Neves na manhã de sábado

Trânsito volta a circular pela ponte Tancredo Neves na manhã de sábado

Quase dois anos após a ponte cair, finalmente travessia será liberada para carros, motos, ciclistas e pedestres, para a alegria dos moradores e comerciantes. Confira também a programação dos 157 anos de Itajaí para o final de semana

Após um ano e seis meses do desabamento, a nova ponte Tancredo Neves será entregue para a comunidade neste sábado. A cerimônia está marcada para começar às 10h, quando o prefeito Volnei Morastoni e outras autoridades fazer a travessia entre os dois bairros.
A ponte liga os dois bairros mais populosos do município, São Vicente e Cordeiros. Desde o desabamento da estrutura, moradores tiveram que achar caminhos alternativos para ir de um canto a outro. O maior prejuízo foi para os comerciantes próximos à ponte, que viram o movimento dos negócios cair junto com a estrutura.
Marcos Rosalez, 62 anos, possui imóveis para alugar perto da ponte. Ele e todos os comerciantes do entorno, seja do lado de Cordeiros ou São Vicente, estão ansiosos para ver o movimento crescer com a reinauguração. “Graças a Deus, estamos na expectativa”, diz.
Marcos acredita que ainda vai demorar de 20 a 30 dias para que a situação dos comércios volte a ser o que era antes. “O pessoal precisa saber que já está liberada e até retomar o caminho de antes pode demorar um pouco”, diz.
Segundo ele, os comerciantes querem que as ruas vereador Airton de Souza e Odílio Garcia voltem a ser mão dupla, assim como eram antes da ponte ruir. “Ficará um acesso mais rápido à ponte e o movimento dobra nos comércios”, acredita.
O comerciante conta que quando liberaram para o povão e ciclistas passar já melhorou. “Quando liberaram para o povo passar a pé e de moto, já ajudou muito. Minha sobrinha mora de um lado e trabalha do outro. Antes ela tinha que dar uma volta grande de bicicleta, hoje é bem mais rápido. Agora que vão liberar para os carros vai ficar muito bom”.
A ponte começou a dar problemas em outubro de 2015, quando o vão central baixou 18 centímetros depois de uma forte chuvarada. A estrutura foi interditada pela defesa Civil para a passagem de automóveis. Em 13 de dezembro a ponte desabou.
Já as obras para a recuperação da ponte começou em fevereiro de 2016 e, após perrengues na liberação de verba por parte do governo estadual, ela foi concluída. A Tancredo Neves tem 80 metros de comprimento, duas pistas, passagem para pedestres e ciclistas, iluminação, barreiras de segurança e guarda-peito. A obra está orçada em mais de R$ 3 milhões.

Tradicional corte do bolo será realizado em oito bairros

Dona Hilda faz o bolo há 20 anos

No ano em que Itajaí completa 157 anos a prefeitura resolveu presentar a comunidade com a distribuição de bolo por oito bairros da cidade. Agora os moradores dos bairros mais afastados não precisarão se deslocar até o centro para experimentar o doce preparado pela dona Hilda da Silva Molleri. A primeira localidade a cantar os parabéns para Itajaí será o Limoeiro. O bolo será distribuído neste domingo, a partir das 18h.
A intenção da prefeitura é descentralizar as comemorações e interagir ainda mais com as comunidades, seja dos Cordeiros, Limoeiro, Imaruí ou do centro. Por isso, desde domingo até o domingo da próxima semana, oito bairros vão receber o corte do bolo. Ao todo, serão distribuídas seis mil fatias do doce, distribuídas em caixinhas.
A primeira localidade a receber o evento será o Limoeiro, na zona rural. Uma festa será preparada para a comunidade na Estrada Geral do Limoeiro, ao lado do posto de saúde e em frente à igreja, a partir das 17h. O evento é para todos os moradores do Limoeiro, Brilhante e Campeche. Durante o festerê também terá Arte nos Bairros, com a apresentação da banda Plano Cruzado, com Márcio Rodrigo Franco, que fará um tributo ao rock nacional dos anos 1980. O corte do bolo será às 18h.
Confira agenda dos próximos bairros
– Nossa Senhora das Graças e Dom Bosco: segunda-feira, dia 12, às 18h, no parque Dom Bosco, rua Brusque, 1333;
– São Vicente e Rio Bonito: terça-feira, dia 13, às 18h, na capela Santa Clara de Assis, rua Nilson Edson dos Santos esquina com Joaçaba;
– Cordeiros: quarta-feira, dia 14, às 18h, na praça Poliesportiva de Cordeiros, ao lado do posto de saúde, rua Sebastião Romeu Soares;
Beira-rio: quinta-feira, dia 15, às 17h, na praça Genésio Miranda Lins;
Espinheiros, Santa Regina e Portal: sexta-feira, dia 16, às 18h, no pátio da Igreja Santo Antônio, rua Fermino Vieira Cordeiro, Espinheiros;
Cidade Nova: sábado, dia 17, às 18h, no colégio Pedro Rizzi, rua Agílio Cunha, 812;
Imaruí: domingo, dia 18, às 18h, na praça do Imaruí, rua Leodegário Pedro da Silva.

Ciclistas comemoram aniversário com passeio neste sábado

Pedal sai às 15h da praça Genésio Miranda Lins


Neste sábado os ciclistas de Itajaí vão se encontrar para um passeio pra lá de divertido. O pedal comemorativo vai sair da praça Genésio Miranda Lins, no bairro Fazenda, às 15h, e percorrerá toda a cidade até a Itaipava. Os participantes vão fazer uma pausa na igreja São Pedro e retornam para a praça. Serão aproximadamente 18 quilômetros de pedalada.
Todo o passeio ciclístico será acompanhado pelos agentes da Coordenadoria de Trânsito (Codetran). Durante o evento, os participantes ganharão água e frutas. Além de chegar cedo para se preparar para o pedal, a organização pede que o pessoal contribua com 1kg de ração para a OSCIP SOS Peludinhos ou um cobertor para aquecer os cães e gatos do canil municipal.

Sábado tem missa de aniversário

Tradicional missa de aniversário do município será sábado na igreja da Vila


Para os fiéis da igreja católica o aniversário de Itajaí também é uma data para ser comemorada com a fé. Neste sábado, às 18h, será celebrada a tradicional Missa de Aniversário do Município na igreja Nossa Senhora da Paz, na Vila Operária, pelo padre Sergio José de Souza.
Durante o culto, o coro Carpe Diem irá cantar o hino do município, além ser lembrado os símbolos de Itajaí com a entrada da bandeira e da flor símbolo da cidade, a Primavera, Bougainvillea spectabilis.

Domingo tem concerto de aniversário

IMCARTI se apresenta domingo às 20h no Museu

Neste domingo acontece o 20º Concerto de Aniversário de Itajaí, no salão nobre do Museu Histórico. Canções sacras e clássicas serão interpretadas por 30 vozes e 14 instrumentistas do coro Carpe Diem e a Orquestra de Câmara do IMCART. A apresentação começa às 20h, no segundo andar do palácio Marcos Konder.

Fran Marcon
Formada em Jornalismo pela Univali, com MBA em Gestão Editorial. fran@diarinho.com.br
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com