Home Notícias Geral Trabalho na barragem ainda não acabou

Trabalho na barragem ainda não acabou

Para conter a passagem da água salgada pela barragem do rio Itajaí-mirim, o Semasa trabalha na colocação de uma prancha metálica embaixo da estrutura. A placa de oito metros de comprimento e quatro metros de largura foi posicionada no fundo do rio na quinta-feira. Na sexta-feira, o material estava sendo preso na estrutura da barragem. Sacos de areia também seriam colocados pra ajudar na contenção.

O Semasa informou que após a fixação da prancha ainda seria feita na sexta-feira a testagem das comportas da barragem, que regulam a passagem de água até o ponto de captação, e a análise da qualidade da água. A autarquia tinha previsão de conter a passagem do sal até este sábado, mas não deu certeza da conclusão do trabalho alegando dificuldades nas ações no fundo do rio.

A colocação da placa metálica foi concluída na sexta-feira, mas os mergulhadores irão posicionar os sacos de areia ainda neste sábado. 

O índice de sal na água vem reduzindo gradualmente na captação mas segue muito algo, conforme o monitoramento do Semasa. Na quinta-feira, a salinidade teve pico de 1700 mg/l e na sexta-feira chegou a 900 mg/l no início da tarde. O índice mais alto observado desde o rompimento na barragem foi na quinta-feira, dia 15, com 3725 mg/l. O padrão aceitável pra consumo humano é de até 250 mg/l.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com