Home Notícias Geral Sexta-feira tem oficina gratuita sobre doenças intestinais na Univali

Sexta-feira tem oficina gratuita sobre doenças intestinais na Univali

Para falar sobre os cuidados com as doenças inflamatórias intestinais, sexta-feira tem a oficina “A arte como um dispositivo de remissão” para promoção e prevenção à saúde. O encontro será no Auditório IV – Bloco E1 (Bloco da Farmácia), da Univali Itajaí, a partir das 13h30 até 17h30.

Maio é o mês de conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs). Embora elas sejam autoimunes e não tenham cura, é possível ter um controle dos sintomas e manter uma vida normal com o tratamento adequado.

O evento é uma parceria da associação das Pessoas com Doenças Inflamatórias Intestinais de Santa Catarina (DIISC), ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais da Univali e secretaria de Saúde de Itajaí.

A oficina é gratuita e aberta aos pacientes, população em geral, acadêmicos, agentes de saúde e outros profissionais. As inscrições devem ser feitas pelo site da Univali.

O que são as DIIs?

As duas principais doenças inflamatórias intestinais são a Retocolite Ulcerativa Idiopática (RCUI) e a Doença de Crohn (DC). Embora sejam muito semelhantes, a diferença entre elas está no local de acometimento da inflamação.

A retocolite atinge mais a porção final e a primeira camada do intestino, enquanto que na Doença de Crohn a inflamação pode ocorrer desde a boca até o ânus, atingindo todas as camadas do intestino.

Os principais sintomas são dor e distensão abdominal, diarreia que pode ou não ocorrer com presença de muco e sangue, bem como quadros de constipação.

Quem se identificar com um desses sintomas deve procurar atendimento em uma unidade básica de saúde.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com