Home Notícias Geral Seu filho não gosta de ir à escola? Veja dicas para motivá-lo

Seu filho não gosta de ir à escola? Veja dicas para motivá-lo

Para algumas famílias, a rotina de preparação para ir à escola pode ser um momento caótico, muito estressante e cansativo. Os pais sempre ficam com aquela sensação de ter percorrido uma maratona logo cedo. Para as crianças, existe algo que as incomoda e a resistência pode ser um sinal de alerta de que algo precisa ser ajustado. 

Dificuldade para acordar cedo, falta de apetite, não querer sair de casa, querer só brincadeiras, problemas de relacionamento com os colegas, dificuldades de aprendizado são alguns dos fatores que podem levar a criança a não querer estar na escola.

A primeira coisa que os pais devem fazer é identificar qual o problema principal que faz com que o filho tenha tanto desânimo. Feito isso, agora é preciso traçar uma estratégia com muito diálogo e acolhimento para ajudá-lo a vencer suas dificuldades. A criança precisa saber que você entende os motivos dela e quer ajudá-la, e ainda sobre a importância do estudo e do porquê que ela precisa ir.

Confira algumas dicas para evitar o estresse antes de chegar na escola.

1 – Ajustes na rotina

Uma das maiores dificuldades que os pais enfrentam é conseguir manter a harmonia da casa durante a rotina matinal. A criança que resiste em ir à escola pode fazer drama por qualquer motivo. Para evitar que tudo corra de forma ruim, permita que a criança faça algo que ela gosta antes de sair. 

Por exemplo, se ela quer ver um desenho, acorde mais cedo e depois de comer e se arrumar, deixe que ela assista à TV por alguns minutos antes de sair.

Ou ainda, prepare refeições divertidas, cantem e dancem juntos, escolha uma atividade prazerosa em família para poder aliviar as tensões.

2 – Material escolar

 Escolher o material escolar é uma das formas de motivar o seu filho a querer ir à escola. Deixe que ele decida qual personagem ele quer na sua mochila infantil, estojo, borracha, entre outros. A sensação de usar as coisa novas vais deixá-lo muito animado e feliz.

3 – Problemas na escola

Caso você identifique que o problema acontece na escola, é importante procurar os responsáveis da instituição para conversar e alinhar uma estratégia pedagógica específica para as dificuldades do seu filho. Em geral, as escolas contam com um serviço de orientação, que serve exatamente para manter a comunicação com os pais. Caso seja necessário, como nos problemas de aprendizagem, será indicado o atendimento com um especialista.

4 – Segurança

Para algumas crianças, principalmente as menores, é difícil estar num lugar diferente sem a presença dos pais, que são o seu porto seguro. Para contornar essa situação, é importante fazer com que elas se sintam seguras na instituição mostrando para elas que você tem confiança nas pessoas que trabalham naquele lugar. Evite falar mal ou fazer comentários de preocupação em frente da criança. Elas absorvem isso e pode ser difícil deixá-la ali.

Elaine Mafra
Jornalista formada pela Univali em 2006. elaine@diarinho.com.br
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com