Home Notícias Geral Risco de acidentes com escorpiões é maior no verão

Risco de acidentes com escorpiões é maior no verão

O período do verão, de dezembro a março, exige maior cuidado em relação aos acidentes com escorpiões, pois o clima úmido e quente é ideal para o aparecimento destes animais, que se abrigam em esgotos e entulhos. 

Em 2019, foram capturados, em Itajaí, 864 escorpiões em 570 visitas de monitoramento em Itajaí, sendo 695 da espécie Tityus serrulatus, popularmente conhecido como escorpião amarelo (o mais perigoso), 168 da espécie Tityus bahiensis e 01 da espécie Tityus costatus. Em relação a 2018, a cidade registrou uma queda de quase 25% no número de animais graças às ações preventivas e coleta realizadas.

É no verão que os escorpiões se reproduzem em maior escala, por isso é a época do ano em que é preciso ter maior cuidado. A recomendação é do ministério da Saúde, para evitar a entrada dos escorpiões nas casas e apartamentos, é de usar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar as frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas. Outra medida é afastar as camas e berços das paredes, e ainda vistoriar as roupas e calçados antes de usá-los.

Nas áreas externas, as principais dicas são manter jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico. Nas casas que possuem gramado, ele deve ser mantido aparado. Outra recomendação é não colocar a mão em buracos, embaixo de pedras ou em troncos apodrecidos e usar luvas e botas de raspas de couro para realizar atividades que representem certo risco, como manusear entulhos e materiais de construção, e nas atividades de jardinagem.

Segundo o Ministério da Saúde o número de acidentes com escorpião só avança no país. Em 2018, foram contabilizados 141,4 mil casos de acidentes. Em 2017, foram 125 mil registros. Em 2016, foram 91,7 mil notificações. Em 2019, Itajaí não registrou nenhum caso de acidente com escorpiões. 

O que fazer ao encontrar um escorpião

Em caso de picada, a recomendação é que o local seja lavado com água e sabão e, em seguida, a pessoa deve ser levada ao hospital. Se for possível, o animal deve ser capturado e levado junto com o paciente para que os profissionais de saúde possam identificar a espécie. 

Quem encontrar escorpião em casa deve avisar o controle de Zoonoses. Em Itajaí o telefone é (47) 3249-5571. Já em Balneário o contato deve ser feito no telefone (47) 3261-6200.

Elaine Mafra
Jornalista formada pela Univali em 2006. elaine@diarinho.com.br
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com