Home Notícias Geral Reservatório do São Roque passa por reforma estrutural

Reservatório do São Roque passa por reforma estrutural

Fissuras se formaram e resultaram em vazamentos. (Foto: divulgação Semasa)

O Semasa faz uma reforma estrutural no reservatório de água tratada, o R3 do bairro São Roque, em Itajaí. São reparos nas fissuras encontradas no concreto, responsáveis por vazamentos no local. A reforma vai garantir mais segurança para a comunidade do bairro, principalmente no entorno da principal Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade.
Essas fissuras foram ocasionadas por defeitos na camada de impermeabilização na área interna do reservatório. As falhas causaram a infiltração de água tratada pelos poros do concreto. Outro fator que cooperou com a degradação da estrutura foi o cloro utilizado no tratamento da água. A presença do componente causou a alcalinidade do concreto e deu início ao processo de corrosão do aço existente nas paredes e divisórias.⁣
Na primeira etapa da reforma, foi feita a identificação das fissuras em uma das paredes do reservatório e o tratamento das estruturas de aço que estavam descobertas pelo concreto ou próximas das rachaduras. Agora, será feito o conserto das rachaduras e a limpeza interna para que possa ser feita a impermeabilização com poliamida. O composto vai ser borrifado no interior do R3. Uma camada de proteção com espessura média de três milímetros vai ser criada a partir da poliamida e ficará fixa ao concreto. O processo vai impedir futuros problemas estruturais.
O R3 é um dos lugares em que se reserva a água da cidade durante a madrugada para que ela seja consumida durante o dia.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com