Home Notícias Geral ReciclaBC vira lei em Balneário Camboriú

ReciclaBC vira lei em Balneário Camboriú

Os vereadores aprovaram na noite de terça-feira o projeto de lei do executivo que institui o ReciclaBC como política pública municipal em Balneário Camboriú, fortalecendo a consciência ambiental e a coleta de resíduos para reciclagem.
A lei, que será sancionada pelo prefeito Fabrício Oliveira (Podemos), prevê a realização de ações de educação ambiental que incentivem a separação, coleta e destinação dos resíduos recicláveis.
A criação do selo Recicla BC para certificar condomínios residenciais e comerciais, comércios, prestadores de serviço e demais geradores que praticam a separação para reciclagem. Também buscará desenvolver estratégias e intervenções de valorização dos resíduos e ainda promover treinamentos, palestras e eventos sobre reciclagem.
A coleta seletiva existe há vários anos em Balneário Camboriú, mas as ações do programa ReciclaBC, ganharam força na cidade, com educação ambiental, sensibilização dos moradores de porta em porta e aumento nos recursos operacionais, além da divulgação constante das atividades.
O ReciclaBC está ativo desde 2019 e já foram realizadas 15.801 visitas de sensibilização e cadastramento, em todos os bairros da cidade, e em 2020 elas já somavam 1370 visitas quando foram suspensas temporariamente por causa da pandemia.
Até janeiro de 2018 foram coletadas menos de 200 toneladas e em janeiro de 2020 o volume passou das 400 toneladas.
Com o ReciclaBC, Balneário também passou a ter destinação correta, com posto de entrega voluntária para produtos da linha branca como refrigeradores, fogões, lavadoras; da linha marrom, de televisores, aparelhos de DVD; da linha azul, de batedeiras, liquidificadores, secadores de cabelo e da linha verde para computadores, acessórios e telefones celulares.
A cidade conta com quatro ecopontos: na praça da Barra, na Terceira avenida, na altura da rua 2870, na praça Higino Pio e na avenida Palestina. Eles recebem resíduos recicláveis e funcionam como marcos de incentivo à educação ambiental e respeito ao meio ambiente.

Fran Marcon
Formada em Jornalismo pela Univali, com MBA em Gestão Editorial. fran@diarinho.com.br
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com