Home Notícias Geral ReabilitaCÃO: projeto atua com cães na ressocialização de presos

ReabilitaCÃO: projeto atua com cães na ressocialização de presos

A penitenciária da Canhaduba, em Itajaí, começou um projeto para ajudar na ressocialização dos presos. São práticas no cuidado de animais resgatados pelos maus tratos e também cursos de auxiliar veterinário, com técnicas de banho e tosa. Além de ajudar os presos na reinserção no mercado de trabalho, o projeto ReabilitaCÃO os ajuda também a criar a empatia.

O projeto conta com o apoio da justiça estadual e verba da justiça federal. Para a juíza Cláudia Ribas Marinho, titular da Vara de Execuções da comarca de Itajaí, essa interação entre os presos e o animal proporciona o desenvolvimento da autoestima, confiança e reconhecimento de suas emoções.

Uma equipe multidisciplinar que trabalha na penitenciária foi a responsável pela seleção dos presos. Eles usaram os critérios de bom comportamento, perfil para o projeto, traços depressivos e de ansiedade crítica. A ideia de utilizar animais neste trabalho partiu da agente penitenciária Bruna R.W.Logen, responsável pela estruturação do projeto. “A cinoterapia, em resumidas palavras, é um instrumento diário valioso para aliviar sintomas principalmente depressivos com o simples contato e a lida do ser humano com o cão”, explica.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com