Home Notícias Geral Programa Abraço Jovem vence prêmio nacional do governo federal

Programa Abraço Jovem vence prêmio nacional do governo federal

O Programa Abraço ao Jovem, da prefeitura de Balneário Camboriú, venceu o prêmio de Inovação em Políticas Públicas de Juventude, categoria “Inovações relacionadas ao Combate ao Suicídio e automutilação dos jovens”.
O prefeito Fabrício Oliveira (Podemos) está em Brasília para a solenidade de premiação, promovida pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), que acontece na tarde desta quinta-feira.
O programa funciona desde setembro de 2018 com atendimento 24 horas, via telefone ou WhatsApp, para jovens do município com problemas emocionais, depressão, com intenção de suicídio ou violência autoprovocada. “A atenção às pessoas é meta e marca do nosso governo. Para isso desenvolvemos programas voltados para as pessoas, como os vários braços do Programa Abraço, entre eles o Abraço ao Jovem, premiado nacionalmente, o que nos motiva mais ainda e mostra que estamos no caminho certo”, declarou o prefeito Fabrício Oliveira.
O programa ajudou jovens como Maria, 22 anos, nome fictício de uma moradora do centro de Balneário. “Me ajudou de várias formas, uma delas foi a compreensão de meu problema. Busquei auxílio em diversos lugares, principalmente particulares, onde só era submetida a remédios e mais remédios, depois que comecei o tratamento com a Jade [Jade Jensen da Rocha, psicóloga], senti uma melhora inexplicável, deixando de lado até os diversos remédios que tentava tomar para assim melhorar”, conta.
Maria sofria de Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e depressão há muitos anos, mas ela só começou a buscar tratamento aos 18 anos. “Meus pais nunca levaram a sério. A partir daí foram diversos psiquiatras e diversos remédios e infelizmente, nenhum fazia eu me sentir melhor”, recorda.
Maria ficou sabendo do programa Abraço Jovem e buscou apoio. “Comecei as sessões com a Jade e comecei a enxergar o que me causava tais problemas, ela começou a me orientar, orientações inclusive ao meu namorado, para me ajudar de outras formas também. Sou muito grata ao programa e ao meu namorado”, narra.
A moradora conta que com a pandemia está em distanciamento social em casa e sempre que necessário faz contato com o programa. “Sempre estão disponíveis para escutar e ajudar, são verdadeiros anjos”, elogia. Antes, Maria só tinha o namorado para orientá-la e ouvi-la durante as crises. Agora ela se sente acolhida pelas profissionais do programa Abraço.
O programa tem atendimento 24 horas com psicólogas e a coordenadora. O atendimento é especializado e individualizado. “Centenas de jovens já contataram o programa, destes, 50 seguiram o tratamento completo e os resultados estão sendo muito bons. Entre as inovações do programa tem a de que, após a terceira sessão de psicoterapia, há o acompanhamento das famílias no restante do tratamento, o que melhora a recuperação e envolve os pais no resultado”, explica o prefeito Fabrício.
O programa Abraço ao Jovem é desenvolvido pela secretaria de Inclusão Social e o telefone para contato é o (47) 99982-2322.

Fran Marcon
Formada em Jornalismo pela Univali, com MBA em Gestão Editorial. fran@diarinho.com.br
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com