Home Notícias Geral Professores da Univali vão analisar através de estatísticas a pandemia do coronavírus na Amfri

Professores da Univali vão analisar através de estatísticas a pandemia do coronavírus na Amfri

Seis professores e três acadêmicos da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) compõem um grupo de pesquisadores que trabalha na realização da modelagem estatística do Coronavírus (Covid-19). A análise é feita nos municípios da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri).

De acordo com o professor Julio César Leão, do Laboratório de Geologia e Sedimentologia da Univali e um dos participantes da iniciativa, a equipe tem feito reuniões remotas para fazer todos os alinhamentos e projeções.

Ele explica que o objetivo é fazer um levantamento da população por idade, sexo, idade, condições de doença pré-existentes e outros quesitos importantes para traçar um perfil de contaminados.

O grupo monitora também o andamento do grau de contaminação, para fazer uma projeção da proporção de pessoas que podem ser usuárias do sistema de saúde pública. Assim, é possível confrontar a demanda com a capacidade de atendimento da região.

Para Leão, a importância está em ter estudos baseados em dados próximos, levando em conta a realidade dos municípios da Amfri. Ele explica, ainda, que os dados levantados até agora ainda não são suficientes para alguma conclusão. A previsão é que até o fim desta semana seja possível. 

O trabalho envolve profissionais do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) de Itajaí, do Colegiado de Proteção e Defesa Civil da Amfri e da Rede de Pesquisa e Estudo sobre Riscos e Eventos Adversos da Foz do Rio Itajaí (REPEDfri), organização que está reunindo estas e outras instituições, como o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com