Home Notícias Geral Primeiro teste da bacia de evolução foi um sucesso

Primeiro teste da bacia de evolução foi um sucesso

Manobra levou cerca de uma hora. (Foto: Laura Testoni)

 

O primeiro teste da nova bacia de evolução do Complexo Portuário de Itajaí deu certo. O navio Valor demorou cerca de uma hora para sair do berço dois da Portonave, fazer o giro de 180 graus na bacia e seguir viagem. O navio tem 300 metros de comprimento e 48,3 metros de largura. Por volta das 10h30 de hoje o navio chegava na entrada da bacia. Ao término, todos aplaudiram a manobra.
No molhe da Marina de Itajaí dezenas de pessoas acompanharam de perto o gigante no teste. Marinheiros, funcionários da marina e imprensa se espalharam pelas pedras do molhe e assistiram à manobra. Do outro lado do rio dava pra ver dezenas de pessoas acompanhando o espetáculo em Navegantes. Assim que o navio passou o trecho do ferry boat, as travessias para as cidades vizinhas foram liberadas.
Mais cinco operações como essa estão previstas para serem feitas na bacia – ainda sem data definida – com navios de 300 a 306 metros. Se tudo der certo, os portos passam a receber navios deste porte. A segunda etapa prevê testes com navios de 336 metros. A bacia foi feita para manobras de navios de até 350 metros.
Sempre que houver esse tipo de manobra, o ferry boat vai precisar ser interditado. O tempo estimado é de uma hora, mas de acordo com o porto de Itajaí, esse tempo pode ser menor – em alguns minutos.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com