Home Notícias Geral Primeiras baleias-franca chegam na região

Primeiras baleias-franca chegam na região

Primeiras baleias-franca chegam na região. Foto: Instituto Australis

A temporada reprodutiva das baleias franca em Santa Catarina começou, com o registro das primeiras baleias na enseada da Ribanceira e Ibiraquera, em Imbituba. A enseada é a principal de ocorrência da espécie na região central da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca.

Os animais foram avistados na manhã desta segunda-feira, durante o monitoramento realizado pelo Instituto Australis em parceria com a empresa Aquaplan, como parte do Plano de Controle Ambiental do Porto de Imbituba/SCPar.

Ao longo da manhã a equipe do Instituto Australis esteve no local pra fazer imagens das primeiras baleias avistadas na região da Rota da Baleia Franca. Eram duas baleias adultas.

As fotos das duas baleias já foram analisadas pela diretora de pesquisa do Instituto Australis, Karina Groch, e são baleias já catalogadas. Uma delas, catalogada como B349, é conhecida desde 2004, e já teve quatro filhotes aqui, a outra, B704, é conhecida desde 2013, e já teve dois filhotes.

O primeiro relato confirmado da espécie em Santa Catarina ocorreu na metade de junho, em Bombinhas, no norte do estado, de uma baleia franca sozinha que aparentemente estava só de passagem.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com