Home Notícias Geral Prefeitura quer zerar fila de cirurgia ginecológica

Prefeitura quer zerar fila de cirurgia ginecológica

Atendimentos serão agilizados. (Foto: PMI)

A partir desta quarta-feira, a secretaria de Saúde de Itajaí, iniciou o atendimento das pacientes que foram avaliadas no ambulatório de cirurgia ginecológica. Por meio de triagem as mulheres serão avaliadas e encaminhadas à cirurgia.

O procedimento cirúrgico foi realizado no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, parceiro da iniciativa. As cirurgias ocorrerão uma vez por semana, nas quartas-feiras. De acordo com a secretaria de Saúde, são mais de 600 mulheres esperando o procedimento.

Graziela Alves Bento, médica ginecologista e obstetra da Rede Municipal de Saúde, iniciou o processo de triagem da fila em fevereiro de 2019. Naquele período, havia mais de 600 mulheres a espera pelo procedimento. A ação foi feita junto ao Centro de Referência da Saúde da Criança e da Mulher (Crescem) e diversos casos foram solucionados no próprio local. O médico ginecologista e obstetra Luis Heineck de Souza se juntou à parceria recentemente e é o responsável médico pelas cirurgias que ocorrem no hospital.

A expectativa é zerar a fila no prazo de um ano. Antes do Ambulatório, as mulheres dependiam de mutirões ou eram enviadas as outras cidades para receberem atendimento, em uma fila de mais de quatro anos. Agora, as Unidades Básicas de Saúde devem continuar com o cadastro das pacientes no Sistema Nacional de Regulação (SISREG) e as mesmas serão chamadas pelo Crescem.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com