Home Notícias Geral Prefeitura de Itajaí começa distribuição de ivermectina no Centreventos

Prefeitura de Itajaí começa distribuição de ivermectina no Centreventos

Município pretende atender 150 mil pessoas com medicamento

A prefeitura de Itajaí começou hoje a distribuição de ivermectina pra prevenção do coronavírus no Centreventos. A entrega começou às 8h e segue até às 20h. O trabalho vai continuar no local durante toda a semana. A previsão é atender 150 mil pessoas na cidade. Cerca de 120 profissionais de saúde atuam na distribuição. O medicamento também poderá ser receitado pelos médicos dos postos de saúde, unidades de pronto-atendimento e centro de Triagem.

Cerca de três milhões de comprimidos foram comprados pelo município. Um milhão deles foi entregue nesse primeiro lote recebido no domingo. A entrega está sendo feita após triagem e avaliação do paciente. Além de receber o medicamento, os moradores também levam pra casa kits com máscaras descartáveis.

De acordo com o secretário de Saúde, Emerson Duarte, a ivermectina é um medicamento preventivo. O tratamento foi adotado pela prefeitura com base em resultados da aplicação em outras instituições e estudos que comprovam a capacidade antiviral do remédio. A eficácia contra o coronavírus, no entanto, ainda é não comprovada. “A ideia é criar uma barreira imunológica na população”, comenta.

Ele destaca que o remédio é contraindicado apenas para pacientes alérgicos à ivermectina ou algum componente da fórmula, pessoas que estão com meningite ou alterações no sistema nervoso. Crianças com menos de 15 quilos ou menores de cinco anos não devem tomar o remédio. No Centreventos, os moradores podem levar o medicamento também pra familiares, desde que seja informado o peso da pessoa. Isso porque a quantidade de remédio é prescrita conforme o peso. Os moradores que vão pessoalmente passam por pesagem e devem levar documento de identidade. Eles também podem levar kits adicionais de máscaras pra parentes.

Medicamento também será prescrito em Balneário Camboriú

Em Balneário Camboriú, a prefeitura também vai entregar a ivermectina pra população, além de outros medicamentos com o azitromicina e vitaminas D e Zinco, conforme novo protocolo pra tratamento de covid-19 na fase inicial da doença. Os remédios serão distribuídos através de avaliação médica prévia e após testagem pelo exame PCR com confirmação do coronavírus.

A distribuição vai começar nessa semana. No bairro dos Municípios, que está entre os com mais casos de infectados, equipes da secretaria de Saúde vão passar de casa em casa. Os moradores com sintomas suspeitos passarão por testagem. Os pacientes positivados serão medicados conforme o novo protocolo. Os medicamentos estão sendo adquiridos e ficarão disponíveis também nas unidades de saúde.

“Todas essas ações visam impactar menos o sistema de saúde, principalmente proporcionando o tratamento na fase inicial”, comentou o prefeito Fabrício Oliveira.

 

João Batista
Formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc, de Joinville (SC). E-mail: geral.diarinho@gmail.com
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com