Home Notícias Geral Prédio do bar mais antigo de Itajaí é demolido no bairro São João

Prédio do bar mais antigo de Itajaí é demolido no bairro São João

Construção foi derrubada pra melhorar acesso à rua Stringari

Considerado o bar mais antigo de Itajaí, com 58 anos de atividades, o prédio do tradicional bar do Gordo, na esquina das ruas Stringari e José Cândido, em frente à pracinha do bairro São João, foi ao chão após décadas de história, pra dar lugar às mudanças viárias na região.

O bar foi aberto em 1962, ainda no bairro Cordeiros, por Lourival Leal, o Gordo. Desde 1965, o estabelecimento funcionava no histórico endereço no São João. Antes de abrigar o bar, o prédio era de uma antiga venda de bairro.

Hoje com 81 anos de idade, Gordo ainda segue atrás do balcão. Isso porque a história do bar vai continuar em novo endereço, na rua Cargelino Francelino, 294, no São Vicente. O novo espaço foi inaugurado na sexta-feira passada.

A filha do Gordo, Fabiana Leal, e o genro, Juliano Coelho da Silva, ajudam a tocar o comércio junto com o fundador. “É o botequeiro mais velho de Itajaí”, frisa Juliano. Ele destaca que, apesar da idade, o sogro ainda continua atendendo a freguesia.

A família morava no mesmo prédio que foi demolido. “O local era um ponto de referência no bairro. O pessoal parava pra perguntar tudo ali”, lembra o genro. Ele informou que o imóvel foi desapropriado pelo município pras melhorias viárias e o novo local foi comprado no São Vicente, mantendo viva a história do bar.

O estabelecimento já se adequou aos novos tempos e nesse mês ganhou perfil no Instragam, no endereço @bardogordo1962.

O velho bar foi demolido pela prefeitura após desapropriação do imóvel pra melhorar o acesso à rua Stringari. A via receberá alargamento e adequações nas calçadas, segundo o município, dentro das mudanças viárias em razão da implantação do binário da rua Indaial.

João Batista
Formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc, de Joinville (SC). E-mail: geral.diarinho@gmail.com
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com