Home Notícias Geral Praia Central volta a ter mancha negra

Praia Central volta a ter mancha negra

Prefeitura afirma que limpeza é feita diariamente

A praia Central de Balneário Camboriú voltou a ficar escura nesta terça-feira. De acordo com a leitora que fez a foto, a mancha “só muda de lugar”. O fenômeno acontece por conta da proliferação de microalgas e briozoários.

A secretária de Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Maria Heloísa Lenzi, explica que diariamente a empresa Ambiental faz a limpeza da praia pra retirada das algas. A empresa disse que a quantidade de algas retiradas é muito variável. Em dezembro, por exemplo, o dia em que menos retiraram foi duas toneladas. O de maior quantidade registrou 49 toneladas. Ao todo, foram recolhidas 427 toneladas no mês inteiro. A média é de 13,7 toneladas por dia.

A prefeitura fez uma parceria com a Univali para que estudos sejam feitos para descobrir a causa dessas aglomerações de algas.

 Lenzi garante que as algas não interferem na balneabilidade da praia porque não tem nada a ver com o esgoto ou coliformes fecais. A mancha é resultado das aglomerações de algas que se concentram por conta da corrente e do vento.

As algas aparecem na praia o ano inteiro e desde 2004. Mas a maior incidência é no verão. A secretária explica que mesmo que seja um fenômeno que acontece com frequência, não dá pra prever quando vão aparecer de novo.

Compartilhe:

Um comentário em “Praia Central volta a ter mancha negra

  • 07/01/2020 em 13:40
    Permalink

    Favor de analisar os adubos que usam nas plantaçoes de arroz em Camboriu, essas aguas com esses adubos vem para Mar, contribuem com a proliferação das algas, e depois com a falta de oxigenação da agua morrem e vem para embelezar a praia.
    Univali ja viu isso????

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com