Home Notícias Geral População tem que se vacinar contra o sarampo pra prevenir casos da doença

População tem que se vacinar contra o sarampo pra prevenir casos da doença

População tem que se vacinar contra o sarampo pra prevenir casos da doença. Foto: Prefeitura de Itajaí

O país está em alerta sobre surtos de sarampo e Itajaí já atua antecipadamente pra evitar a propagação da doença por aqui. Como forma de prevenção, a secretaria de Saúde incentiva a população a atualizar a caderneta de vacinação e verificar a necessidade de receber a vacina.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) contam com doses em estoque pra garantir a imunização dos cidadãos.

Quatro casos importados de sarampo foram registrados em Santa Catarina, com origem no estado de São Paulo, entre os dias 17 e 31 de julho. De acordo com a diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), já existe a confirmação de um deles e as demais amostras aguardam a liberação dos retestes, conforme protocolos do Ministério da Saúde.

O último registro de sarampo contraído em Santa Catarina foi em 2013. Por isso, é necessário um cuidado especial sobre novos casos e, principalmente, a garantia de imunização a todos os cidadãos.

Pessoas de 12 meses a 29 anos devem receber duas doses da vacina e de 30 a 49 anos precisam ter dose única. Os moradores até 59 anos que viajarem a São Paulo ou outro estado com surtos devem fazer a vacinação. Pessoas acima de 60 anos só recebem a vacina com pedido médico.

Sobre o sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral. É considerada grave e extremamente contagiosa. A doença é transmitida pela fala, tosse e espirro. Caracteriza-se pela febre alta (acima de 38,5°C), erupção avermelhada na pele (exantema), tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal).

Ao apresentar os sintomas de sarampo, procure imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima com a carteira de vacinação e relate se viajou ou teve contato com alguém doente.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com