Home Notícias Geral Pioneiro, projeto busca trabalho para pessoas com Down

Pioneiro, projeto busca trabalho para pessoas com Down

Com dezenove anos de existência, a Associação Amor pra Down, com sedes em Balneário Camboriú e Itajaí, lançou um programa pioneiro para inserir adultos com síndrome de Down no mercado de trabalho. O primeiro Grupo de Orientação Profissional foi criado neste ano e conta com quatro alunos, Thiago Radaveli Vieira, 25 anos, Fernanda de Souza, 20 anos, Rafael Pacher, 21 anos, e Michele Ávila Müller, 23 anos.

Os encontros acontecem todas às quintas-feiras, quando os jovens visitam empresas e descobrem se têm aptidão nas áreas apresentadas. Uma destas visitas foi à matriz da rede Café du Centre, situada no Centro de Itapema. As irmãs criadoras do bistrô francês, Paula e Bruna Vieira receberam o grupo e também o psicólogo e agente social da Amor pra Down, Luiz Weis, 23 anos.

“Nossa intenção é incentivar as contratações”, disse Bruna. Silesia Gonçalves Silbert, 45 anos, foi quem ministrou por quatro horas o curso de introdução a barista. Ela explicou que o primeiro requisito é gostar de café.

Para ser barista também é preciso conhecer muito bem a máquina de “espresso”,  para chegar a exatidão da temperatura e da pressão e saber decorar as bebidas com primor. A simpatia com os clientes é outro requisito essencial. Thiago, Fernanda, Rafael e Michele se revezaram para produzir diversos tipos de cafés com grãos moídos na hora, desde os clássicos até os mais sofisticados. No final da experiência, os alunos foram certificados.

Elaine Mafra
Jornalista formada pela Univali em 2006. elaine@diarinho.com.br
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com