Home Notícias Geral Penha tá sem empresa pra recolher o lixo da praia

Penha tá sem empresa pra recolher o lixo da praia

Povão chegou a fazer mutirão de faxina

Um mutirão feito esta semana por voluntários ambientalistas, em Penha, trouxe à tona um problemaço: o município está sem recolhimento diário de lixo na orla. A promessa da prefeitura é que na segunda-feira contrate, emergencialmente, uma empresa para fazer o serviço.
O contrato da empresa que fazia o serviço de limpeza das praias terminou em 15 de dezembro. Pelo que o DIARINHO apurou, a licitação para a contratação de uma nova empresa para fazer o serviço deu problema porque uma das concorrentes, que perdeu a disputa, apontou problemas no processo.
A prefeitura confirmou o problema. “A licitação para contratação da empresa que fará a limpeza das praias está suspensa para análise de recursos”, disse, em nota, ao DIARINHO.
Ainda segundo a assessoria, a prefeitura já fez uma consulta ao Tribunal de Contas do Estado para a possibilidade da contratação emergencial do serviço, sem a necessidade da licitação. “Essa contratação deve ocorrer até a próxima segunda-feira,” garantiu a nota.

Lixo e entulhos
O mutirão aconteceu na quarta-feira à tardinha e foi organizado pela empresa de turismo Ar Mar Ção, com apoio da prefeitura. Cerca de 30 voluntários se juntaram próximo ao trapiche de Armação para começar o serviço.
O foco inicial era recolher o lixo pequeno que os usuários porcalhões costumam deixar pela areia da praia: bitucas de cigarro, garrafas pet, latas de cerveja ou de refrigerante, sacos de carvão, restos de comida e copos plásticos.
Mas o grupo se espantou com o que encontrou. Uma geladeira e um freezer velhos, parte de móveis e até uma embarcação incendiada foram recolhidos. “Uma retroescavadeira e um caminhão foram disponibilizados pela prefeitura e conseguimos tirar da praia grandes quantidades de lixo”, disse Cléber Neumann, idealizador do mutirão.

Sandro Silva
Tem 31 anos de jornalismo, formado em pedagogia pela Udesc e com MBA em Gestão Editorial. geral@diarinho.com.br
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com