Home Notícias Geral Penha comemora 61 anos com investimentos em educação

Penha comemora 61 anos com investimentos em educação

Cidade investe muito mais do que exige a lei e melhora a qualidade de ensino

Projetos de contraturno são algumas das ações que têm feito a diferença na educação pública de Penha

Comemorando hoje 61 anos de emancipação política, Penha celebra também avanços numa das áreas mais importantes da gestão pública: a educação. Projetos que aumentaram os índices na qualidade de ensino, investimentos acima do mínimo constitucional e o fim das filas por vagas nas creches estão entre as principais medidas adotadas pelo governo municipal.
Penha atende hoje 4,6 mil alunos em 21 unidades, sendo cerca dedois mil só nas 10 creches municipais. Três delas novas.
A secretária de Educação, Suselli Berenisse Anacleto, observa que, além de investimentos em estrutura física e equipamentos, a adoção do sistema Positivo de ensino, a partir de 2018, também contribuiu pra melhorar o desempenho dos alunos.
O programa Positivo oferece livros didáticos e serviços de avaliação, formação, acompanhamento e assessoria pedagógica. “Recebemos mais alunos na rede por causa desse sistema”, afirma Suselli.
O resultado foi uma melhora na qualidade do ensino. No último resultado do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Penha melhorou tanto as notas nos anos finais quanto nos iniciais, ficando acima da média nacional.
Além do trabalho em sala de aula, projetos de contraturno escolar também foram criados e ajudam no desempenho dos alunos. São oferecidas 15 modalidades esportivas pra crianças e adolescentes, além de curso de música e instrumentos, voltado também pra petizada das creches.

Escola integral
Outra conquista foi a implantação da primeira unidade de período integral de Penha, na escola João Batista da Cruz, no Mariscal. Suselli explica que o local foi escolhido pra atender uma das comunidades mais carentes da cidade.
São 400 alunos atendidos, inclusive com oficinas de mídia, informática e robótica, além de atividades recreativas. Até outubro, a escola, em reforma, vai ganhar um ginásio e um novo refeitório.
Com as melhorias, a prefeitura tá investindo 31% do orçamento em educação. O percentual ultrapassa os 25% exigidos pela legislação. Além de obras, os recursos bancam serviços como transporte, uniformes e merenda. “Só com merenda a gente investe R$ 1 milhão da própria prefeitura”, frisa a secretária.

Fila zerada nas creches
Penha conseguiu uma façanha: zerar a fila de espera nas creches. Isso aconteceu com a construção de três novas unidades: CEI Mara Lúcia de Souza Melo, no centro; CEI Orlandina Bento Mendes, no Gravatá, e CEI Júlio Corrêa de Mello, inaugurado no último sábado, no bairro São Nicolau.
As creches recebem cerca de 300 crianças que tavam na fila por vagas, no período integral ou meio período. “No período integral demos prioridade pra famílias que realmente precisam”, destaca a secretária de Educação.
Pra atender melhor os pais, ela conta que as creches ampliaram o horário, funcionando das 7h às 18h30. Antes, era das 7h30 às 17h30.
Suselli adianta que outras duas creches são planejadas pela prefeitura, uma no centro e outra no Santa Lídia, pra atender a demanda com os novos nascimentos na cidade.

Festa acontecerá no parque de Eventos
Os moradores e os visitantes de Penha vão poder curtir hoje a festança de aniversário dos 61 anos. Show nacional com a banda Jota Quest, apresentações culturais e musicais, corte e distribuição de bolo, gastronomia típica, feira de artesanato e outras atrações acontecerão no parque de Eventos (onde rola a festa Nacional do Marisco, no centro), a partir das 14h.
A entrada para os shows é 1kg de alimento não perecível, que será distribuído para entidades que prestam serviços sociais. Quem preferir lugar vip, tem a opção de pagar pelo espaço.

Veja a programação

14h – Abertura dos portões do Parque de Eventos, da praça de Alimentação, do espaço Kids, da feira cultural e de economia solidária e ações sociais e de saúde gratuitas (Corte de cabelo, manicure, maquilagem, emissão de documentos, medição de glicemia, aferição de pressão etc.).
14h30 – Abertura Solene e homenagem ao município de Penha.
15h – Apresentação Cultural das Escolas de Penha
17h – Corte do Bolo
18h – Apresentações do Projeto Musicar
20h – Show Banda Fishmongers
22h – Show Nacional Jota Quest

Sandro Silva
Tem 31 anos de jornalismo, formado em pedagogia pela Udesc e com MBA em Gestão Editorial. geral@diarinho.com.br
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com