Home Notícias Geral Pacientes são orientados sobre as diferenças entre pronto atendimento e unidade básica

Pacientes são orientados sobre as diferenças entre pronto atendimento e unidade básica

Pacientes são orientados sobre as diferenças entre pronto atendimento e unidade básica. Foto: Divulgação

Na hora de buscar atendimento médico, é comum que os pacientes fiquem em dúvida sobre qual serviço de saúde procurar. Para conscientizar a população sobre a importância de buscar o local adequado, alunos do curso técnico em enfermagem da escola Geração fizeram uma ação de orientação na terça-feira para pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro Integrado de Saúde (CIS), em Itajaí.
Os estudantes informaram sobre as principais diferenças entre UPA 24 horas e Unidade Básica de Saúde. O objetivo foi sensibilizar os usuários para evitar filas e um tempo de espera mais longo.
“A maioria dos pacientes que recebemos na UPA são classificados como não urgentes. Ou seja, são casos menos complexos e que poderiam ser resolvidos mais rapidamente na unidade de saúde”, explica o coordenador da UPA CIS, Rafael Augusto Rodrigues Brinkhues.
Além da orientação, os estudantes responderam dúvidas e entregaram informativos. A ação continua nesta quarta e quinta-feira.
Onde buscar atendimento?
A porta de entrada do SUS é a unidade básica ou posto de saúde. As unidades do município realizam acolhimento diário dos pacientes e os casos prioritários são atendidos no mesmo dia. Também é feito o agendamento de consultas, pré-natal, vacinação, realização de testes rápidos, entrega de medicamentos, troca de curativos, injeções, além do atendimento médico, odontológico e de enfermagem.
Já as UPAs do município atendem urgências e emergências 24 horas por dia, sete dias por semana. Nessas unidades, os pacientes passam por classificação de risco e os casos são atendidos conforme a gravidade e não por ordem de chegada.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com