Home Notícias Geral Obras da Estação de Tratamento de Água de Penha avançam no bairro Santa Lídia  

Obras da Estação de Tratamento de Água de Penha avançam no bairro Santa Lídia  

 

As obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Penha avançam em ritmo acelerado. Com a construção da unidade, que irá modernizar o sistema de distribuição de água do município, será possível ampliar a vazão na cidade em 70 litros por segundo nos períodos de maior consumo, sem dispensar a água recebida do rio Piçarras. A estação ocupará uma área de 2.370 metros quadrados nas proximidades da rua Honório Bortolatto, no bairro Santa Lídia. Com um investimento de R$ 9 milhões, a construção é uma alternativa para ampliar o fornecimento nos períodos de alto consumo no município.

 Até o momento, já foram executados diversos serviços no local: 90% de escavação do tanque de lodo; 90% de escavação do tanque de contato; 100% do rachão da base da estrutura e cortado mais de 80% do aço que será utilizado na base da obra. A construção foi liberada no dia 18 de setembro e, como as equipes já estavam mobilizadas, só aguardando a liberação do alvará, o início da construção foi imediata.

 Em outra frente de trabalho, avançam pelas ruas da cidade as obras da adutora de 315 milímetros, com 5 quilômetros de extensão, que vai levar água da ETA até o  reservatório do Mariscal, entregue pela concessionária em dezembro de 2019. De construção metálica, a estação de tratamento contará com floculadores mecânicos, decantadores de alta taxa e filtros de areia e antracito (carvão mineral).

 

Complementam o complexo de tratamento de água, bombas de retrolavagem dos filtros, sistema de recuperação de água de lavagem dos filtros e sistema de adensamento e desaguamento do lodo dos decantadores através de “bags”. Também fazem parte da estrutura a casa de química, sistema de estocagem e dosagem de produtos químicos (policloreto de alumínio, hipoclorito, cal, polímeros e flúor), reservatório elevado de água potável, sala de operação e laboratório, subestação elétrica e gerador diesel.

 
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com