Home Notícias Geral O primeiro oftalmologista de Itajaí

O primeiro oftalmologista de Itajaí

Dr. Zaguini sofreu uma parada cardíaca

O médico Hélio Zaguini, 85 anos, também foi enterrado na manhã de ontem, às 11h, no cemitério da Fazenda. Zaguini foi o primeiro oftalmologista de Itajaí.
Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Marieta Konder Bornhausen, na madrugada de sábado.
Zaguini estava internado há oito dias, depois de sofrer complicações de saúde por uma queda dentro de casa, em Balneário Camboriú. Ele quebrou duas costelas e teve um edema cerebral. Para piorar a situação, contraiu uma pneumonia.
Natural de Itajaí, onde também tinha residência, o médico chegou a trabalhar no antigo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps) e há mais de 20 anos era oftalmologista no Detran de Itajaí.
Ele era solteiro e não tinha filhos. Deixa dois irmãos e cinco sobrinhos. Um dos irmãos era dono da tradicional ótica Zaguini, fundada em 1950 e que fechou há três anos no centro de Itajaí.
O oftalmologista chegou a ter clínica perto do batalhão de Polícia Militar. O sobrinho Marco Zaguini, 34, lembra que ele recebia no consultório muitos clientes de cidades da região na época.
O pagamento era feito na base do escambo, com a troca do serviço por mercadorias porque os pacientes não tinham dinheiro, conta. Diversos clientes consultavam com ele e faziam os óculos na loja do irmão. “Ele era muito comprometido com a saúde das pessoas”, elogia o sobrinho.

Compartilhe: