Home Notícias Geral Novo caça que chegou ao Brasil por Navegantes será oficialmente apresentado na sexta-feira em Brasília

Novo caça que chegou ao Brasil por Navegantes será oficialmente apresentado na sexta-feira em Brasília

Aeronave fez primeiro voo no Brasil em Navegantes após ser importado de navio da Suécia

O novo caça da FAB, o sueco F-39E Gripen, que desembarcou no Brasil pela Portonave e fez o primeiro voo a partir do aeroporto de Navegantes, será apresentado oficialmente nesta sexta-feira, em cerimônia em Brasília (DF) por ocasião do dia do Aviador e da força Aérea Brasileira.

O voo de treinamento pra apresentação oficial ocorreu nesta quarta-feira nos céus de Brasília. O F-39E Gripen voou junto com o caça Northrop F-5E Tiger 2, exatamente o modelo que será substituído pela nova geração de caças. As aeronaves fizeram vários sobrevoos em altitudes e velocidades diferentes. Um helicóptero H60-L Black Hawk também participou o treinamento.

O novo caça já fez voos em Pirassununga (SP), onde fica a academia da força Aérea Brasileira e a base da esquadrilha da Fumaça, que também ser apresentará no evento de apresentação do Gripen sexta-feira. Mas foi em Navegantes que o caça fez seu primeiro voo em espaço aéreo brasileiro, em 24 de setembro. A aeronave chegou de navio na Portonave e foi levada por terra numa operação especial de transporte até o aeroporto de Navegantes, de onde decolou pra fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).

O jato é o primeiro de um programa de R$ 24 bilhões do governo brasileiro com a Suécia que prevê a entrega de 36 Gripen para a FAB em dez anos. A partir do ano que vem, 15 novas aeronaves deverão ser montadas no Brasil.

João Batista
Formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc, de Joinville (SC). E-mail: geral.diarinho@gmail.com
Compartilhe:

Deixe uma resposta

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com